Panorama dos Cursos Técnicos em Lazer no Brasil Entre a Formação e as Perspectivas de Atuação Profissional
Por Hélder Ferreira Isayama (Autor), Mauro Lúcio Maciel Júnior (Autor), Maria Carolina Murta Meireles e Sousa (Autor), Luana Moreno da Silva (Autor), Carla Augusta Nogueira Lima e Santos (Autor), Cathia Alves (Autor), Adriano Gonçalves da Silva (Autor).
Resumo
O lazer tem se destacado como campo relevante e necessário na vida das pessoas, um direito social permeado pelas manifestações da cultura e demandas dos sujeitos. Nesse sentido, a presente investigação teve por objetivo examinar a formação do Técnico em Lazer no Brasil, oriundo dos cursos técnicos em lazer dos Institutos Federais. Para tanto, foram considerados aspectos como as diferentes formas de ofertas desses cursos, o diagnóstico sobre suas organizações, o perfil de formação profissional esperado e as características dos contextos de inserção dos cursos. Como estratégia metodológica, recorremos à pesquisa bibliográfica e documental. Entre os resultados iniciais, identificamos que, em um conjunto de trinta e cinco cursos cadastrados, oito estão atualmente em atividade, havendo uma concentração na região nordeste. Entre os cursos em funcionamento, selecionamos três oferecidos por Institutos Federais para a realização de análises mais aprofundadas, uma vez que possuíam dados disponíveis para o acesso público. Sobre eles, notamos que são cursos localizados em cidades com potencial turístico, com duração entre três e quatro anos, apresentando currículos que procuram estabelecer um diálogo crítico com a formação política, econômica e cultural, em paralelo à abordagem de temas transversalizados na formação do técnico em lazer.
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