Resumo

A Universidade possui o ensino, pesquisa e extensão como pilares indissociáveis. A extensão consiste no espaço de interação e legitimação do ensino e da pesquisa. As atividades extensionistas são fundamentais para o ambiente universitário, pois assumem como eixos funcionais a aproximação com a sociedade, a fim de causar transformações sociais positivas através dos conhecimentos, avanços tecnológicos produzidos, bem como espaço de formação profissional. Objetivo: Relatar a experiência formativa em Educação Física em um projeto de extensão universitária. Desenvolvimento: Na Universidade do Estado de Mato Grosso, curso de Educação Física, o projeto pedagógico prevê ações de extensão, as quais estão alinhadas à Política de Extensão Universitária. Um desses espaços é o Programa de Extensão Universitária Ensino, Vivência e Aprendizagem do Esporte, que oferece as modalidades de futebol, atletismo, natação, handebol, badminton e esportes paralímpicos (bocha, parabadminton, atletismo, natação). Na perspectiva da formação profissional, o contexto da extensão proporcionou oportunidades para o desenvolvimento das habilidades de comunicação, planejamento, resolução de problemas e trabalho colaborativo. Colaborar em ações com professores em diferentes níveis formativos (graduados, mestres e doutores), além de professores de outras áreas do conhecimento. Também, acesso inúmeros conteúdos e espaços de formação profissional para atuar no esporte, que estão para além do ambiente formal da Universidade. Sugestões: Ampliar o acesso aos espaços da Extensão Universitária na formação inicial. E, com essa finalidade, é preciso uma política de extensão integrada ao projeto pedagógico dos cursos de graduação e sustentável ao longo do tempo.

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