Resumo

ições fisicamente ativas(LFA) e pausas ativas(PA) podem beneficiar a saúde cerebral de crianças, mas seus efeitos longitudinais nas funções executivas, especialmente quanto à diferença entre sexos, são pouco compreendidos. OBJETIVO: Analisar a efetividade de três anos de LFA e PA nas funções executivas de escolares, considerando sexo como moderador. MÉTODOS: Ensaio clínico randomizado por cluster, realizado durante três anos em seis escolas públicas do ensino fundamental de Aracaju/SE. As escolas foram alocadas: 1)LFA(n=77), aulas de 30-50min combinando atividade física e conteúdo acadêmico(1x/dia, 2x/semana); 2)PA(n=61), intervalos curtos(5-10min) de atividade física moderada/vigorosa(3x/dia, 2x/semana); 3)Controle(n=46), sem intervenção. Avaliou-se funções executivas, pelo tempo de reação(TR) e total de acertos(TA) no início de 2022(baseline), final de 2022(M2), 2023(M3) e 2024(M4) através de testes de controle inibitório(Go/NoGo), memória de trabalho(DigitSpan), raciocínio espacial(Mental Rotation), atenção seletiva(Busca Visual) e orientação espacial(Cueing Posner). Utilizou-se Modelos de Equações de Estimativa Generalizada para testar interações entre grupo, tempo e sexo, ajustados por idade e índice escolar. Análises realizadas no R. RESULTADOS: O sexo moderou os efeitos das intervenções apenas no controle inibitório(TR; p=0,015). Entre meninas, o LFA reduziu o TR em M2(p<0,001), com efeito sustentado em M3 e M4, enquanto o PA teve melhora em M4(p<0,001); o grupo controle não apresentou mudanças. Entre meninos, o controle melhorou em M3(p=0,003), mas não manteve em M4; o PA reduziu o TR em M4(p=0,021). Comparando as mudanças em relação ao baseline entre os grupos(diferença das diferenças), entre meninas, o LFA teve redução maior que o controle em M3(p=0,004) e maior que o PA em M2 e M3(p=0,002; p=0,001); entre meninos, o PA apresentou redução maior que o LFA em M4(p=0,020). CONCLUSÃO: O sexo pode moderar o efeito das intervenções no controle inibitório, com LFA beneficiando as meninas no M2, enquanto as PA promoveram efeitos tardios no M4 tanto em meninas quanto em meninos.

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