“Para completar a carga horária”: percepções e sentidos do ensino das lutas nas escolas de tempo integral de palmas-to
Por Ana Carolina Correia da Silva Rabelo (Autor), Bruno Fernandes Antunez (Autor).
Resumo
Este estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física das Escolas Municipais de Tempo Integral (ETIs) de Palmas-TO sobre o componente curricular Lutas, a fim de compreender os reflexos da formação inicial em sua prática pedagógica. A literatura aponta que as lutas têm sido historicamente pouco exploradas nas escolas devido a diversos fatores, sobretudo à deficitária formação inicial dos docentes. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, e envolve a aplicação de questionários aos profissionais das ETIs. O tratamento dos dados teve como base a Análise Textual Discursiva e revelou que a motivação dos professores para atuar no componente curricular se divide entre a afinidade pessoal e a obrigatoriedade. Observou-se, ainda, que a lacuna formativa e o despreparo didático do docente geram insegurança. Por fim, defende-se que a formação docente é o principal entrave para a inserção qualificada das lutas na Educação Física escolar.