Resumo

Nas últimas décadas, o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) foi implementado devido à complexidade dos cálculos estatísticos que permite a análise aprofundada de testes educacionais, questionários e listas de itens aplicados em diversas áreas como psicometria, ranking esportivo e pedagogia. Partindo dessa premissa, este estudo teve como objetivo verificar a adequação das tarefas motoras do KTK analisando o grau de dificuldade e parâmetros de discriminação de cada tarefa motora. Participaram do estudo 385 crianças de 5 a 14 anos. O instrumento avaliado foi o KTK (Körperkoordenationstest für Kinder), composto por quatro tarefas motoras: trave de equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transposição de plataforma. As análises foram realizadas a partir dos dados brutos adquiridos em cada tarefa motora. Para verificar a estrutura fatorial da matriz teórica subjacente ao teste, foi realizada uma análise fatorial exploratória, seguida de uma análise fatorial confirmatória. Os parâmetros de dificuldade e discriminação de cada tarefa motora foram analisados ​​por meio do modelo de resposta gradual, baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados corroboram a estrutura fatorial sugerida na versão original do KTK, apresentando apenas um fator, denominado coordenação motora. Os indicadores AFC foram aceitáveis, indicando boa qualidade do modelo ajustado à amostra. Conclui-se que a análise da TRI evidenciou diferenças nos parâmetros de dificuldade e discriminação entre as tarefas motoras do KTK, demonstrando a importância de se considerar uma ponderação na criação de tabelas normativas de avaliações motoras.

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