Resumo

Este estudo analisou a aplicação teórica e metodológica da pedagogia do oprimido de Paulo Freire, em junção ao teatro do oprimido de Augusto Boal nas produções científicas em Educação Física. O método utilizado foi uma revisão sistemática das publicações dos últimos 6 anos. Foram encontrados 75 textos, aos quais dividimos em quatro eixos centrais: Educação, Artes, Saúde e Humanidades, de acordo com a área dos estudos. Concluímos que este tema é pouquíssimo estudado na ótica da Educação Física. Ele se justifica no grande poder da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e no Teatro do Oprimido de Augusto Boal no diálogo entre conscientização do indivíduo, expressão de seus anseios e na ação de transformação. Além do fato de a expressão corporal ser um conteúdo programático da Educação Física segundo o documento da BNCC (2018), o que oportuniza o uso do Teatro do Oprimido na área e no contexto escolar, aproximando ainda mais as abordagens. Este estudo é então, uma revisão integrativa, que tem uma característica mais ampla diante das abordagens metodológicas referentes às revisões, permitindo uma maior gama de estudos sejam envolvidos, e essa multiplicidade de propostas enriquece as discussões sobre o tema, tornando-o mais compreensível em diversos níveis e também muito mais consistente. A base de dados escolhida foi o GOOGLE ACADÊMICO, e o descritor utilizado foi “PAULO FREIRE” AND “AUGUSTO BOAL” AND “PEDAGOGIA DO OPRIMIDO” AND “TEATRO DO OPRIMIDO”, tendo por resultado 4.470 textos, então optamos por restringir mais esse número e delimitar estudos diante da pergunta de pesquisa, com a conjunção AND “EDUCAÇÃO FÍSICA”, onde obtivemos um total de 75 textos, e todos foram utilizados por relevância para pesquisa. Foi feita leitura flutuante dos textos, de onde foram extraídos dados para a produção de uma tabela. A análise desses textos foi facilitada pela tabela, que foi construída com os dados de título, autores, ano de publicação, instituição universitária (quando oriundos de estudos acadêmicos), tipo de publicação, área de origem de cada estudo e link de acesso. Diante dos achados, podemos dizer que a parceria entre teatro e pedagogia do oprimido tem sido estudada em diversas áreas, ao quantificar os textos produzidos sobre o tema, após a análise dos dados obtidos, vemos que quase metade das publicações partem de dissertações de mestrado, mas que quando chega no doutorado esse tema é bem menos representativo. Apesar dos benefícios retratados na grande maioria dos estudos, sejam da área da saúde, quanto da área pedagógica, nota-se que este é um tema pouquíssimo estudado no contexto da Educação Física Escolar, mesmo sendo a expressão corporal presente no teatro do oprimido um conteúdo programático da área.

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