Pedagogia do futebol: do currículo à prática de ensino/treino

Parte de Estudos e pesquisas sobre futebol/futsal: da consciência filosófica à prática consciente . páginas 221 - 244

Resumo

No cenário atual, o futebol tem passado por diferentes atualizações, apresentando modificações nas demandas inerentes às variáveis (técnicas, táticas, estratégicas, físicas, psicológicas) do rendimento. Adicionalmente, ao padrão do jogo e do jogador que evoluíram rapidamente (ADI, 2021), as transformações sociais e características das novas gerações demandam reflexões sobre como introduzir e treinar jovens futebolistas para o futebol do futuro (THIENGO; SCAGLIA, 2020). Nesse contexto, nos propomos neste capítulo tomar como objeto de reflexão o currículo de formação de jovens praticantes de futebol. Questionar o porquê a organização, sistematização, intervenção e avaliação do treino de futebol deve ser embasada por um currículo de formação (?), parece-nos ser um ponto de partida plausível. Se em diferentes países são propostos currículos, programas ou modelos com a sistematização a longo prazo para a formação esportiva (THIENGO; SCAGLIA, 2020; ADI, 2021), no Brasil esses documentos e a discussão sobre a temática são incipientes (SCAGLIA et al., 2013), havendo a crença de que o futebol não se ensina/treina (GARGANTA et al., 2013; SCAGLIA et al., 2013). Nesse sentido, objetivamos propor e discutir à luz da Pedagogia do Esporte, a possibilidade de delineamento curricular para o ensino/treino de jovens praticantes (crianças e adolescentes) do futebol, explorando o caso do programa de ensino, vivência e aprendizagem do futebol e do futsal no contexto do Programa Academia e Futebol, sediado em Cáceres-MT.