Percepção de escolares a respeito da violência das torcidas de futebol

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2020 . páginas 120 - 127

Resumo

O Brasil se destaca mundialmente por ser o país do futebol. A cultura da nação brasileira vem seguindo tradições com valores e símbolos, dos quais os filhos herdam dos pais a paixão por um determinado time. A mídia dedica boa parte do seu trabalho acompanhando o esporte e tudo que nele se envolve. Infelizmente, no país de um esporte tão admirado, não são apenas momentos de alegria, satisfação e lazer proporcionados por esse esporte: regularmente se vê manifestações de violência e vandalismo das torcidas, principalmente das organizadas, transformando estádios e ruas adjacentes em locais de tensão e/ou brigas (MURAD, 2007). Isso, talvez, inicia-se nas escolas, onde o futebol é uma das principais atividades na disciplina de Educação Física. São em quadras esportivas e campeonatos estudantis que as crianças começam a manifestar tais agressões com os times adversários, expressando rivalidades e violências verbal e física, em alguns casos. Essa problemática serve não somente como um aspecto social, mas também como um objeto de estudo, a partir de um questionamento que buscará a percepção sociológica da violência. Com isso, verifica-se o aparecimento, para estudiosos do tema, de análises de comportamento que acabam transformando a alegria do futebol em espetáculo de agressão.