Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a percepção dos profissionais de Educação Física em relação aos conteúdos de composição corporal disponíveis em mídias digitais. considerando a importância desses conteúdos para a prática profissional diária. A relevância da pesquisa reside na necessidade de compreender como tais materiais são percebidos pelos profissionais da área, considerando a crescente disponibilidade de informações nesse formato nos últimos anos e a importância da temática central para a prática profissional. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando a análise de conteúdo como método deinvestigação. Foram realizadas quatro etapas: seleção dos vídeos a serem analisados, construção do instrumento de análise, apresentação dos vídeos aos profissionais e aplicação do questionário, e análise dos dados obtidos. A escolhados vídeos e a elaboração do instrumento de pesquisa foram fundamentadas em referências teóricas, visando garantir a robustez do estudo. A pesquisa fundamentou-se em conceitos de análise de conteúdo, destacando a importância da escolha clara dos métodos de análise, conforme proposto por Bardin (1977). Além disso, foram exploradas questões relacionadas ao conhecimento prévio da amostra, questões relacionadas a aquisição de novos conhecimentos e sobre confiabilidade dos conteúdos. A discussão abordou a necessidade de os profissionais de Educação Física dominarem conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais para uma intervenção eficaz na área. Os resultados revelaram que, embora haja um aumento na produção de vídeos sobre composição corporal, muitos não deixam claro seu caráter acadêmico, o que pode comprometer a qualidade e a relevância das informações transmitidas. Observou-se que canais gerenciados por professores universitários e profissionais da área são os principais produtores de conteúdo acadêmico, indicando a existência de materiais relevantes. No entanto, constatou-se que o conhecimento prévio dos profissionais sobre esses conteúdos ainda é superficial, o que sugere a necessidade de aprimoramento na formação e na seleção de materiais de estudo. O estudo ressaltou a importância do uso de tecnologias da informação e comunicação como ferramentas de aprendizagem na Educação Física, destacando a necessidade de pesquisas adicionais nesse campo. Os resultados obtidos contribuem para a reflexão crítica sobre o uso de conteúdosde composição corporal em mídias digitais, enfatizando a importância de uma abordagem cuidadosa para garantir a qualidade e relevância das informações. Espera-se que este estudo estimule a melhoria da pesquisa acadêmica e da prática profissional na área, bem como o desenvolvimento de estratégias mais eficazes no uso de mídias digitais como recursos educacionais.

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