Percepção de uma equipe de estratégia de saúde da família sobre ações da educação física na atenção básica em uma comunidade rural de Santa Maria-RS
Por Patricia Fagundes Soares (Autor), Emanuelly Casal Bortoluzzi (Autor), Maria Joana Soldatelli (Autor), Letícia Daiani Neu (Autor), Letícia Daiani Neu (Autor), Temístocles Vicente Pereira Barros (Autor), Maria Amélia Roth (Autor).
Resumo
Na atualidade, novas formas de promover a saúde surgem a cada momento; com isso, um olhar para a atenção à saúde designa a organização estratégica do sistema e das práticas de saúde em resposta às necessidades da população. Objetivo: Analisar a percepção de uma Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), da zona rural do município de Santa Maria-RS, sobre as ações da educação física desenvolvidas na comunidade, no âmbito da atenção básica em saúde. Método: Realizou-se um estudo de caso, constituído por perguntas semiestruturadas. Participaram do estudo oito integrantes de uma equipe de ESF do município de Santa Maria-RS. Para análise dos dados, utilizou-se a descrição das respostas das perguntas semiestruturadas, selecionadas por categorias: atuação da educação física em uma ESF, inserção da atividade física na atenção básica, extensão universitária e trabalho multiprofissional. Resultados: Na percepção da equipe de ESF, as intervenções dos acadêmicos da EF foram de suma importância para mudar hábitos sedentários da comunidade e para orientação da prática de atividade física na promoção do trabalho multiprofissional. Conclusão: A inserção da educação física na atenção básica ainda está em processo de crescimento, mas ela está assumindo novas possibilidades de atuar como área da saúde e desbravando novos caminhos através das intervenções dos acadêmicos. São necessários mais estudos e ações de incentivo à inserção e implementação da educação física na atenção básica.