Resumo

Os cursos superiores em nível de graduação em Educação Física devem formar profissionais para fazerem intervenções no mercado de trabalho nas mais diferentes áreas possíveis, em especial de acordo com a necessidade social relacionada ao local e ao momento histórico. Para se formar profissionais de Educação Física que atendam estas necessidades sociais, acredita-se que os docentes formadores tenham de ter um mínimo de experiência prática de intervenção profissional a fim de aproximar aos temas científicos e teóricos das questões de caráter operacional prático e relacional. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os diferentes locais e o tempo de intervenção profissional na área de educação física de docentes das universidades públicas federais do nordeste brasileiro, mais especificamente dos estados de Pernambuco, Piauí e Bahia com graduação em educação física, antes do ingresso no serviço público. O método desta pesquisa trata de um estudo de caso de cunho qualitativo onde as informações foram coletadas através da plataforma Lattes. Os resultados mostraram que dos 109 profissionais pesquisados, 70 profissionais, ou seja, 64%, já atuaram no mercado de trabalho da Educação Física antes de ingressarem na carreira docente destas Universidades Federais e 39 profissionais, ou seja, 36%, nunca atuaram antes de ingressarem nas Universidades Federais. Esses dados mostram um possível distanciamento entre as atividades de ensino e as atividades reais de intervenção prática da Educação Física visto que muitos professores das instituições pesquisadas nunca atuou no mercado de trabalho da Educação Física e irão formar profissionais para atuarem neste mesmo mercado.

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