Perspectiva construtivista da aprendizagem no ensino do jogo

Parte de JOGOS DESPORTIVOS: formação e investigação . páginas 104 - 132

Resumo

O ensino dos jogos desportivos (JD) assentou, durante longos anos, em abordagens moleculares, nas quais o ensino das habilidades técnicas prevalecia sobre o ensino da tática (MESQUITA, 2006). Nestas abordagens apelidadas de tradicionais, a prática é organizada, não raramente, em formas de jogo desestruturadas ou no jogo formal, em que a execução técnica é aplicada de forma isolada e descontextualizada, em que a instrução é centrada na componente técnica, com pouca relevância para as exigências do jogo e em que os elementos críticos de um jogo de qualidade são desvalorizados. Piltz (2003)salienta que as abordagens tradicionais falham em não proporcionar aos praticantes participação e envolvimento ativo, para além de não os incitar à compreensão do jogo e ao desenvolvimento do raciocínio tático. De fato, a prática baseada na repetição mecânica, ausente da resolução de problemas, conduz a um pensamento estereotipado e, concomitantemente, à emergência de padrões de resposta sem transferência para a prática do jogo, a qual requer pensamento flexível e respostas dinâmicas (BUNKER; THORPE, 1982; GRIFFIN; MITCHELL; OSLIN, 1997; LAUNDER, 2001).