Resumo

OBJETIVO: Esse estudo tem como objetivo analisar pesquisas de mestrado e doutorado sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), afim de compreender como a questão da diferença humana é considerada na organização do ensino.
MÉTODOS: Caracteriza-se como um estudo de revisão e foi organizado a partir de buscas por dissertações e teses que apresentam discussões sobre o PEI. As buscas foram realizadas no catálogo de teses e dissertações da Capes, por meio do descritor definido: “Plano Educacional Individualizado”. As produções teóricas que compuseram o material de análise dessa pesquisa consistiram em: dez dissertações de mestrado e duas teses de doutorado.
RESULTADOS: Foram estabelecidas duas categorias para análise e reflexão: a) A compreensão do PEI nos processos de ensino e aprendizagem; b) A compreensão da diferença nos processos de ensino e aprendizagem. A primeira categoria de análise permitiu identificarmos que o PEI apresenta-se nas pesquisas como um importante instrumento pedagógico na organização do ensino, para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, afim de contribuir para um processo efetivo de inclusão escolar. Na segunda categoria, observamos que os estudos analisados não apresentam uma discussão teórica-conceitual específica sobre a diferença, porém apresentam discussões e reflexões sobre a diferença a partir de seus objetos de estudo, que permite identificarmos compreensões acerca da diferença, como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem.
CONCLUSÃO: Entendemos que para a organização de uma Educação Física inclusiva, que considere as diferenças nas atividades de ensino e de aprendizagem, é preciso mudanças na organização do ensino, que devem passar por todas as etapas do processo formativo. A partir dessa demanda por mudanças, consideramos que o PEI é um instrumento a ser explorado e experimentado em diferentes situações de ensino da Educação Física na escola.

Acessar