Resumo

Esta dissertação apresenta como tema de estudo a política de formação do professor de Educação Física e a indisciplina escolar. Para tanto se definiu como problema de pesquisa: Quais as implicações das dificuldades enfrentadas com a indisciplina nas aulas de Educação Física em uma escola de educação básica para os cursos de formação deste profissional? O objetivo geral foi: Analisar as implicações das dificuldades relacionadas à disciplina escolar em aulas de Educação Física para a formação dos professores. Optou-se neste estudo por uma abordagem qualitativa, mediante realização de entrevistas, observações e análise documental. Investigou-se a percepção de professores do Curso de Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior da Rede Privada, na cidade de Curitiba, e a percepção de uma professora de Educação Física, além da diretora e da pedagoga de uma escola de educação básica da Rede Estadual de Ensino, no Município de São José dos Pinhais, sobre a indisciplina escolar. Foram feitas, ainda, observações de campo durante aulas de Educação Física (teóricas e práticas) pela pesquisadora. O trabalho está organizado em quatro capítulos. O primeiro capítulo trata da conceituação do fenômeno indisciplina, bullying e violência, na perspectiva de autores como: Garcia (1999, 2002, 2008), Estrela (2002), Foucault (1997), Vianna (1989), Macedo (1996), Taille (1996), Freire (1989), Mesquida (2008), Charlot (2005), Abramovay et all (2002), Ferreira e Ferreira (2002), Amaral et all (2002) e Blaya (2002). No segundo capítulo, são trabalhadas as políticas públicas e a formação do professor de Educação Física, na perspectiva de Duarte (2007), Rocha (2002), Freire (2006), Medina (1987), Rothen e Schulz (2007), Santin (1987), Libâneo (1998), Irene C. Rangel-Betti e Mauro Betti (1996), Nóvoa (1992). São analisados ainda os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), o Estatuto do Conselho Federal de Educação Física - CONFEF (2008) e as DCEs (Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná). O quarto e o quinto capítulos apresentam a análise dos resultados coletados. O estudo permitiu uma maior compreensão do fenômeno da indisciplina escolar e a necessidade do estabelecimento de ações concretas na escola a partir da elaboração de propostas coletivas. Evidenciou também que o fenômeno da indisciplina requer um maior aprofundamento nos cursos de formação do professor de Educação Física.

Arquivo