Prática da natação: Mudanças de comportamento e melhora no desempenho escolar na percepção dos pais

Parte de Boas Práticas na Educação Física Catarinense 2016 . páginas 185 - 197

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar se a prática da natação contribui para as mudanças de comportamento e melhora no desempenho escolar na percepção dos pais/responsáveis. Participaram do estudo trinta e três escolares do 4º ao 6º ano da rede pública de ensino de Joinville/SC. A pesquisa foi do tipo qualitativa. Foram definidas três estratégias para serem trabalhadas nas aulas de natação: memorização, organização e raciocínio lógico. Após quatro meses de prática, foi encaminhado aos pais um questionário. As respostas foram reunidas e organizadas em seis categorias. Assim, percebem-se os benefícios da prática da natação para os alunos de um modo geral e que os pais, como pessoas mais próximas, conseguem perceber essas mudanças e incentivam ainda mais os seus filhos para participarem das aulas de natação.