Resumo

A proposta do presente estudo partiu da inquietação sobre as práticas pedagógicas e seu desenvolvimento durante as aulas, sendo identificadas três categorias: tradicional (esportivista), abandono do trabalho docente (“rola bola”) e práticas inovadoras. O termo “práticas pedagógicas inovadoras” (PPI) chamou a atenção e, com o interesse de compreender melhor tal atuação docente, o objetivo deste estudo foi explorar as práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física a partir do tênis de campo. A pesquisa de caráter qualitativo, foi realizada com estudantes do 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública da rede municipal de ensino do interior de São Paulo, contemplando 19 aulas de tênis de campo. A coleta de dados aconteceu por meio de diários de aula produzidos pelo pesquisador deste estudo, que também era o professor de Educação Física da turma. Os dados analisados deram origem às seguintes categorias: a) pré-jogo, na qual foram identificados os seguintes códigos: conteúdo, metodologia, relação teoria x pratica, avaliação e cronograma. Conceitos explorados pelo docente antes mesmo da ação com os alunos iniciar, dentro do seu planejamento e que devem ser revisitados sempre que necessário realizar ajuste durante a ação docente. Taís conceitos quando bem planejados podem auxiliar no desenvolvimento de uma PPI; e, b) nosso jogo, na qual foram identificados os seguintes códigos: lógica interna, lógica externa, adaptações e protagonismo discente, trazendo alguns conceitos que podem interferir diretamente no desenvolvimento das atividades quando explorados dentro das perspectivas das PPI e facilitar a compreensão do conteúdo, melhorar a participação e o engajamento dos alunos. Durante o desenvolvimento da pesquisa foi possível identificar que as ações em torno das PPI são compostas por uma seria de quesitos, que demandam um planejamento e envolvimento do docente, analisando e refletindo sobre questões que muitas vezes já estão enraizadas na sua atuação docente. É preciso romper com padrões de ensino onde o aluno é apenas receptor dos ensinamentos passados pelo docente e colocá-lo como protagonista do processo de ensino e de aprendizagem, além de explorar os diferentes saberes advindos da cultura corporal de movimento.

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