Resumo

O presente trabalho, de natureza qualitativa, vem somar esforços aos estudos acerca da educação e da educação física, numa perspectiva crítica, a fim de fomentar o debate sobre o ensino de qualidade na escola pública. Apresenta apontamentos sobre o documento em construção intitulado Base Nacional Comum Curricular - BNCC com um recorte para a área de Linguagens, onde está localizado o componente curricular educação física. Dentre os temas da cultura corporal, sugeridos pela BNCC para serem desenvolvidos nas escolas brasileiras em cada ciclo, destacamos o tema Práticas Corporais de Aventura. Aprofundando no referido tema, contemplamos as discussões acerca da relação lazer e natureza. Na sequência verticalizamos no Esporte Orientação onde, por meio do levantamento da produção do conhecimento sobre essa modalidade, elaboramos uma análise das experiências de inserção desse conteúdo na escola, sobretudo nas aulas de educação física. Cabe ressaltar que as concepções de educação e educação física defendidas nesse texto estão ancoradas nos pressupostos teórico metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica e da abordagem Crítico- Superadora. A partir dos princípios curriculares para o trato com o conhecimento, construímos reflexões sobre as condições para a transmissão crítica desse saber na escola. A conclusão desse estudo indica que o conteúdo em tela não somente é viável, do ponto de vista pedagógico, como também desejável, entendendo como direito da classe trabalhadora e de seus filhos a apropriação dos saberes da cultura corporal construídos pela humanidade e historicamente acumulados, como condição precípua do seu processo de humanização