Resumo

A presente pesquisa surgiu pelo interesse pessoal nas Práticas Corporais de Aventura na Natureza, que no decorrer de nossa vida acadêmica tivemos inúmeras experiências, através de vivências nas modalidades de arvorismo, rapel, trekking, corridas de orientação, entre outras, proporcionadas pelo curso de Educação Física da Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA). Com base na experiência de estágios e programas proporcionados pela ESFA, e, ainda em eventos e na disciplina Estágio Supervisionado III e IV, focamos nossos olhares a inclusão das PCAN’s na escola, em específico na cidade de Santa Teresa/ES, contextualizando, na história dos colonizadores vemos que essas práticas sempre estiveram presentes em suas vidas, fazendo com que utilizassem dessas práticas para ultrapassar obstáculos e no escoamento agrícola. Ao longo do tempo essas atividades sempre estiveram presentes no cotidiano dos habitantes de Santa Teresa, tendo significados diferentes em cada época. Atualmente, percebemos grupos emergentes praticantes das PCAN’s, como o ST Bike, Os Trilheiros de Santa Teresa e também o grupo de Parapente, que junto com os locais propícios a essas práticas contribuindo para seu crescimento. Paralelo a esse processo temos a ESFA que investe nesse processo que contemplam essas práticas como um diferencial para uma melhor formação dos profissionais envolvidos na área de Educação Física, capacitando profissionais pedagogicamente para exercerem tais práticas nos vários campos de intervenção educativa, Além da disciplina, a faculdade também investe nas PCAN’s por meio de campos de estágios para os acadêmicos, o que é feito através do Núcleo Universitário de Ar Livre (NUAr), que desenvolve projetos relacionados as PCAN’s, como o ESFA na Minha Escola, e o Portas Abertas, tendo tais projetos o objetivo principal de, proporcionar aos alunos da rede pública e privada de diversas regiões do Espírito Santo ou até mesmo além do estado, vivências em atividades físicas de lazer ao ar livre, com o intuito de possibilitar atividades que venham a melhorar o processo educativo dessas escolas e o auto-conhecimento desses alunos.

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