Práticas educativas no ensino das lutas: dos jogos de oposição ao paradesporto
Por Jéssica de Almeida Machado VIeira (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
O Sesc Verão é uma campanha desenvolvida para sensibilizar a comunidade sobre a importância da prática físico esportiva no lazer e sua permanência ao longo da vida. A partir desta perspectiva, foi organizado um evento inspirado na diversidade, no esporte paralímpico e nos referenciais da Pedagogia do Esporte: tático-técnico, socioeducativo e histórico-cultural. Objetivo: Promover um encontro entre iniciados e iniciantes nas lutas e artes marciais em um ambiente seguro, garantindo acessibilidade e inclusão para a prática do parataekwondo. Desenvolvimento: Buscando transitar pela pluralidade do paradesporto e ampliar as possibilidades de práticas educativas no ensino das lutas, o público presente - multi-idades, teve a oportunidade de experienciar as temáticas e os conteúdos variados do esporte-luta através de cinco diferentes abordagens: ginástica e preparação física para lutas, jogos e brincadeiras de oposição, formas – poomsae, técnicas e táticas de combate, apresentação e roda de conversa com uma equipe de educadores, mestres, técnico e paratletas da Seleção Brasileira de Parataekwondo. Sugestões: O combate corporal em si faz parte da modalidade, porém, não deve limitar-se em um único modelo de atuação e de introdução para os adeptos das lutas. O profissional que deseja abordar novas práticas educativas no ensino das lutas, deve elencar as diferentes habilidades, conteúdos e manifestações diversas do esporte, considerando o contexto e o objetivo no qual o indivíduo está inserido, ramificando-as em diferentes abordagens de atuação propiciando assim, um vasto repertório de práticas educativas em prol da sensibilização dos praticantes no seu processo de ensino e aprendizagem dentro dos tatames.