Resumo

A Educação Física (EF) escolar contribui com a promoção da saúde como mencionado em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular e o Programa Saúde na Escola. A reforma do Ensino Médio e a pandemia de covid-19 impuseram novos desafios à prática docente para além das práticas corporais e atividades físicas, surgindo demandas gerais para o cuidado em saúde, incluindo aspectos relacionados à alimentação dos estudantes. OBJETIVO: Investigar como professores de EF da rede estadual do Ensino Médio de Pernambuco abordam a temática da alimentação nas suas aulas. MÉTODOS: Estudo qualitativo realizado com sete professores atuantes durante a pandemia. As entrevistas semiestruturadas, conduzidas via Google Meet no ano de 2023, no contexto da pandemia da covid-19, foram transcritas e analisadas com apoio dos procedimentos de Critical friend e Member checking, utilizando-se a análise de conteúdo de Bardin. RESULTADOS: A categoria "a alimentação como elemento da promoção da saúde" evidenciou que os professores reconhecem a alimentação como aspecto importante para a participação nas aulas e para a saúde dos estudantes. Relataram situações de insegurança alimentar, ausência de suporte institucional e vínculos entre hábitos alimentares, condições de vida e cultura local, como o uso de alimentos regionais (ex.: macaxeira). As falas também criticaram a responsabilização individual por escolhas alimentares, destacando a importância de debater políticas públicas e desigualdades no espaço escolar. As práticas pedagógicas buscaram promover uma consciência crítica sobre alimentação e saúde, articulando tais aspectos às práticas corporais e atividades físicas. CONCLUSÃO: A alimentação tem sido abordada, em grande parte, de forma crítica e contextualizada nas aulas de EF, considerando as realidades vividas pelos estudantes. Tais práticas evidenciam o potencial da EF como espaço de reflexão sobre alimentação e saúde. Recomenda-se o fortalecimento das políticas públicas e a formação docente para sustentar e ampliar essas iniciativas.

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