Resumo

Os jogos esportivos de bola compõem importante esfera da cultura corporal, sendo, portanto, expressivo conteúdo da educação física escolar e da formação superior em Educação Física. Contudo, apesar de cada vez maior pluralidade, nesses dois cenários costuma imperar certo tradicionalismo, sendo os jogos esportivos de bola comumente restritos ao basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol. Diante dessa realidade, objetivou-se analisar quais as preferências de alunos de um curso superior de Educação Física a respeito dos jogos esportivos de bola. A pesquisa é descritiva e quantitativa, tendo como instrumento um questionário elaborado ad hoc e analisado por meio de estatística descritiva, computando-se frequências e percentuais. Compuseram a amostra, 30 alunos do curso de Educação Física de uma universidade pública de Manaus. Os resultados indicam preferência por jogos esportivos de invasão, seguidos de jogos esportivos de rede e parede. Em relação aos jogos em espécie, há preferência pelo basquetebol e futebol (invasão), voleibol e futevôlei (rede e parede), beisebol e tacobol (campo e taco) e sinuca e boliche  (precisão). A preferência dos estudantes assemelha-se ao tradicionalismo imanente à Educação Física nacional, mas, paralelamente indica uma tendência ao interesse por novos conhecimentos.

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