Resumo

Objetivo:
Investigar como o envelhecimento repercute na profissão e no corpo de professores de Educação Física que atuam em escolas.

Métodos e resultados:
Em um ambiente online desenvolvido especificamente para a pesquisa, foi disponibilizado um questionário (com perguntas abertas) e feita divulgação direcionada a professores de Educação Física. De 280 questionários respondidos, foram selecionados 46 que se referiam a professores que atuavam há pelo menos 15 anos com Educação Física Escolar. O tratamento dos dados foi realizado a partir da análise de conteúdo. Os resultados indicam que envelhecer pode propiciar experiência profissional e acúmulo de conhecimentos que contribuem positivamente para a atuação docente. Por outro lado, a desmotivação e a desvalorização profissional; a redução da funcionalidade ou performance física e problemas de saúde geralmente relacionados ao quadro de esgotamento profissional ligado à natureza do trabalho insalubre em escolas, são preponderantemente ressaltados pelos professores de Educação Física como aspectos negativos do passar dos anos na profissão. Cabe ainda mencionar aqueles raros professores que até o momento não sentiram os efeitos do envelhecimento e/ou que se adaptam de acordo com as demandas laborais e de mercado de trabalho.

Conclusão:
Conclui-se que buscar compreender os significados atribuídos pelos professores de Educação Física ao seu processo de envelhecimento e ao corpo em relação à sua atuação docente permite oferecer visibilidade no cenário acadêmico-profissional da área acerca das limitações (geralmente ligadas ao corpo) e potencialidades (tendendo para questões relativas ao aperfeiçoamento profissional) que residem no trabalho em escolas.