Resumo

O propósito deste estudo foi verificar como um grupo de professores aposentados do ensino superior evoluiu na profissão, conhecendo o desenvolvimento dos seus percursos profissionais da carreira docente. Foram entrevistados Oito professores de Educação Física aposentados, do sexo masculino, que pertenceram ao quadro docente do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. Foi utilizada uma entrevista semiestruturada, embasada em HUBERMAN (1993), constituída de duas partes: na primeira foi solicitado que o professor falasse livremente sobre a sua carreira, colocando sequencialmente os fatos de sua trajetória profissional, na segunda parte foram colocadas perguntas semi-estruturadas, procurando especificar os seguintes pontos que conduziram a investigação: (a) escolha do magistério como profissão, (b) primeiras experiências como professores, (c) afirmação e consolidação na carreira, (d) atitudes frente à inovações e mudanças, (e) relacionamentos interpessoais no decorrer da carreira, (f) conciliação entre a vida pessoal e a vida profissional, (g) percepção dos professores da chegada da aposentadoria, (h) sentimentos frente a profissão. Quanto aos pontos norteadores do estudo pode-se verificar que a escolha da profissão foi impulsionada pelo interesse e gosto pelo esporte, o início (como docente em escolas de ensino fundamental e médio se deu anterior è sua formação profissional, só mais tarde a entrada no ensino superior onde foram vivificadas dificuldades com o domínio do conteúdo. A competência pedagógica se intensificou após o confronto inicial da carreira, quando os professores se sentiram mais seguros e tranqüilos em situação de aula. No que diz respeito as atitudes frente à inovações e mudanças os relatos permitiram verificar que as atitudes, de uma forma geral, foram receptivas. Embora tenha acontecido, o receio pela XI rotina de suas aulas, alguns professores não demonstraram ter encontrado formas palpáveis de mudar esta situação. Os relacionamentos com os alunos foram relatadas como positivos, mas transpareceram algumas divergências associadas nos relacionamentos com os colegas de profissão. A relação entre a vida pessoal e profissional se deu de maneira conciliatória, embora estes sujeitos tivessem o trabalho como o ponto central de suas vidas, o que exigiu uma compreensão por parte das famílias dos professores casados. A aposentadoria chegou cedo na vida desses docentes, antecipada pelas condições sócio-políticas do País (mudanças na lei da previdência, a qual terminou com a aposentadoria especial para professor universitário). Mas, hoje, com exceção de um professor, todos os demais continuam envolvidos com atividades profissionais na área da Educação Física. Todos eles manifestaram que o sentimento que predominou em relação à sua carreira foi o de satisfação. A análise dos percursos profissionais desses professores mostrou, que existiu uma diversidade de trajetórias, refletindo múltiplas dimensões (pessoais, profissionais, contextuais). Nessas trajetórias se sobressaíram algumas linhas no sentido das tendências gerais que foram identificadas no modelo de desenvolvimento da carreira dos professores, elaborado por HUBERMAN (1993). As sete fases referenciadas pelo autor manifestaram-se neste estudo: entrada na carreira, estabilização, diversificação, questionamento, conservantismo, serenidade e a fase de desinvestimento amargo, porém não surgiram na mesma ordem e não foram todas elas vividas pelos professores.

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