Resumo

PEDRO HALLAL FALA SOBRE EXPERIÊNCIA NA COORDENAÇÃO DE UM DOS MAIORES ESTUDOS SOBRE COVID-19 DO MUNDO

Números oficiais e a realidade: quão distante um está do outro? Quando se fala de Covid-19, mapear essa dimensão torna-se crucial para a adoção de políticas públicas de enfrentamento à pandemia. Para responder a essa e a outras perguntas, foi realizado o mais amplo estudo sobre a prevalência de infecção pelo coronavírus do país.

O EPICOVID-19 tem como objetivo estimar o percentual de brasileiros infectados com o Sars-CoV-2 por idade, gênero, condição econômica, município e região geográfica; determinar o percentual de assintomáticos; avaliar sintomas e letalidade, além de oferecer subsídio para políticas públicas e medidas de isolamento social.

O trabalho teve como coordenador o Profissional de Educação Física e ex-reitor da Universidade de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal [CREF 024120-G/RS], que se tornou autoridade no assunto a nível nacional. Na entrevista a seguir, Hallal fala sobre a experiência de coordenar o Epicovid, conta os principais desafios que sua equipe enfrentou e lembra do seu percurso profissional, da graduação em Educação Física à Epidemiologia.

Acessar