Resumo

Este trabalho foi produzido junto ao Programa de Residência Pedagógica/PRP, Núcleo da Educação Física, da UNESP, Bauru/SP, Brasil. O Programa tem por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores(as) de Educação Física para a educação básica. A Residência Pedagógica envolve licenciandos(as) residentes sob supervisão e orientação dos(as) professores(as)-preceptores(as) e docentes orientadoras da Universidade e tem como princípios: a coformação, a produção de conhecimentos e a valorização da escola e da formação docente, com a articulação teórico-prática; a construção da identidade docente e a valorização da experiência dos(as) professores(as) preceptores(as), da comunidade escolar e da práxis pedagógica em Educação Física; a produção e socialização de conhecimentos de forma colaborativa; estabelecer a educação básica pública como lócus central da formação; assumir o compromisso com as demandas sociais, com o enfrentamento às desigualdades e com a qualidade da educação básica pública. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as perspectivas iniciais de uma professora-preceptora sobre suas experiências junto ao referido Programa de Residência Pedagógica. Trata-se de estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, de uma professora-preceptora sobre as experiências de observação e regência de aulas dos licenciandosresidentes em uma escola-campo localizada no interior do estado de São Paulo, Brasil. Os dados coletados foram registrados em diário de campo e analisados com base nas categorias: Aprendizagem da docência; As práticas pedagógicas da Educação Física; e Os conhecimentos pedagógicos da Educação Física. Os resultados apresentaram as primeiras atividades desenvolvidas na escola pela professora-preceptora junto aos alunos e aos licenciandos-residentes. As experiências relatadas revelaram aspectos relacionados à aprendizagem da docência e ao exercício da reflexão docente por meio do compartilhamento de conhecimentos entre professora e licenciandos(as)-residentes.

Acessar