Resumo

As dificuldades presentes na vida dos atletas extrapolam os desafios e as dificuldades postas no campo esportivo. Para os atletas em idade escolar, conciliar a vida acadêmica e seus compromissos aos treinamentos e competições é algo relativamente difícil pelos desencontros de horários, calendários, rotinas e aplicação de tempo e dedicação nos treinamentos e nos estudos (Santos et al., 2017). Neste contexto, como consequência, poderá ocorrer um desequilíbrio entre o tempo dedicado às rotinas de treinamentos/competições e a formação educacional que, no Brasil, é obrigatória dos 6 aos 17 anos de idade (Miranda et al., 2020). A pergunta síntese que se apresenta é: como as instituições de ensino público municipal se organizam para atender as demandas de jovens atletas em idade escolar? Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência frente a criação da Escola de Atletas e Formação Integral (EAFI) realizada no município de Taubaté/SP. Descrição da implementação: O Programa Escola de Atletas e Formação em Tempo Integral (EAFI) teve início em 2014, se mantendo até a atualidade. Tem a finalidade de integrar as rotinas acadêmicas e esportiva através de uma abordagem educacional co-criada pelas Secretarias de Educação e Secretaria de Esporte e Lazer, com a missão de a) detectar novos talentos esportivos e inseri-los em um novo modelo de programa escolar; b) potencializar as capacidades cognitivas, psicológicas e motoras na busca da formação de um indivíduo preparado e capaz de desempenhar suas funções tanto esportivas, quanto acadêmicas com a mesma competência. A participação na EAFI é condicionada ao processo de seleção pública com critérios estabelecidos em edital de seleção. 

Acessar