Resumo

A pesquisa tem por objetivo descrever as ações de marketing da empresa da bebida esportiva Gatorade endereçadas ao público infantil e efetivadas em algumas escolas de ensino fundamental da rede de ensino privado de Porto Alegre e, além disso, teve a finalidade de analisar o processo de inserção das crianças na rede de consumidores da bebida esportiva. Os materiais analisados foram os artefatos midiáticos (textos e imagens) distribuídos nas visitas da equipe de promoção da bebida esportiva e as atividades desenvolvidas por esta equipe com as crianças no período de 2007 a 2009. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa está baseada nos pressupostos teóricos da análise documental proposta por Laurence Bardin e da observação não-participante proposta por Eva Lakatos. A dissertação está estruturada em cinco capítulos. No primeiro capítulo estão descritos os achados sobre estudos já desenvolvidos que abordam ações de marketing e o público infantil, encontrados nas bases de dados on-line de revistas científicas nacionais da área da Educação Física e nos acervos de bibliotecas de instituições de ensino superior de Porto Alegre que ofereciam cursos de Administração, de Marketing ou de Educação Física. No segundo capítulo é apresentado o marco teórico conceitual abordando as teorias de Zygmunt Bauman e Jeremy Rifkin sobre a sociedade dos consumidores. O terceiro capítulo apresenta o Programa educacional Gatorade nas escolas, mostrando o processo histórico de constituição da bebida Gatorade, assim como a execução, o funcionamento e os artefatos midiáticos distribuídos nas ações realizadas nas escolas. No quarto capítulo são expostas as análises propriamente ditas e no quinto as considerações finais. A análise baseada na literatura utilizada constatou que o produto esportivo atuou nas escolas por meio de ações do chamado marketing através do esporte com o objetivo de ensinar as crianças sobre a relação atividade física/hidratação e assim conquistar consumidores mirins para uma bebida isotônica esportiva. Essa ação nos permite dizer que a empresa Gatorade, ao buscar ampliar o universo de consumidores para além do público específico dos atletas de alto rendimento, produz uma inversão nos modos de endereçamento de suas ações de marketing, investindo mais fortemente na associação da bebida isotônica ao cuidado com a saúde e o estímulo ao estilo de vida ativo.

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