Resumo

Não há relatos na literatura brasileira sobre programas que revelem as aptidões e capacidades desportivas de crianças, jovens e adolescentes "Portadores de Altas Habilidades" psicomotricinestésicas, nos vários desportos. Os desportos individuais e coletivos, principalmente o futebol, no âmbito internacional, ainda possuem extensas lacunas sobre este tema. O "Ente do Ser do Homem" superdotado, a maior riqueza que uma nação pode ter, é condição sine qua non para o sucesso do desporto de rendimento. Assim, o presente estudo procura averiguar se os fatores utilizados na avaliação de perspectivos jogadores de futebol poderiam determinar com antecedência o sucesso dos mesmos como atletas, ou minimizar a ocorrência de erros durante os processos de avaliação, agregando valores positivos a esses "Entes". O futebol foi escolhido como desporto específico, continuação do desporto de formação geral, por ser paixão em nossa terra e se constituir na experiência participante do pesquisador. Estabeleceu-se como objetivo interpretar os motivos específicos extrínsecos e intrínsecos que influem e/ou determinam como crianças, jovens e adolescentes Portadores de Altas Habilidades psicomotricinestésicas no futebol brasileiro são avaliados em Programas de Revelação das Aptidões e Capacidades Desportivas, tendo como foco seus processos administrativos, bem como os condicionantes genéticos, neurocognitivos e neuromotricinestésicos. A primeira meta foi situar o Brasil em relação às principais escolas desportivas mundiais (Alemanha, Austrália, Cuba, EUA e ex-URSS), constatando-se que o Brasil não apresenta uma escola desportiva que forme a base motora durante as fases sensíveis de crescimento. Configurada esta lacuna, a próxima meta foi diagnosticar a escola de futebol brasileira, verificando-se que no Brasil não existe uma escola de futebol sob a óptica epistemológica. Dentre as conclusões, destacaram-se: primeiro, o futebol brasileiro viver de paradoxos, como o fato de, no início do século XX, o futebol amador conviver com o profissionalismo "marrom", o que se prolonga até nossos dias, ou o fato de o Brasil ser reconhecido como o maior futebol do mundo, mais a Alemanha apresentar o melhor índice técnico-desportivo em Copas do Mundo, considerando-se os valores relativos dos cinco melhores países em Copas do Mundo; em segundo lugar, a existência de mitos, como o de considerar que Charles Miller trouxe o futebol para o Brasil. Como último objetivo, foi analisada a forma como os observadores técnicos ("olheiros") avaliam um potencial "talento" para o futebol, concluindo-se que eles se apóiam mais nas impressões garantidas pela repetição de múltiplas avaliações, do que em uma análise técnico/lógica.

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