Resumo

: As medidas sanitárias de isolamento e distanciamento social, adotadas para mitigar e combater o avanço da contaminação durante a pandemia da Covid-19, provocou aumento do comportamento sedentário e diminuição das atividades físicas da população. À vista disso, programas virtuais de incentivo à prática de atividades físicas parecem reverter esse comportamento tornando-se importante investigar a efetividade dessas ações. OBJETIVO: Testar a efetividade de um evento virtual de corrida/caminhada como estímulo à prática de atividade física. MÉTODOS: Este estudo possui caráter exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, de corte transversal. Dentre as 84 mulheres inscritas, participaram 53 mulheres com idade média de 41,11 (16,63) anos. A divulgação do evento ocorreu no período de 01 de outubro a 20 de novembro de 2021 disponibilizando 100 vagas. Foram utilizados recursos virtuais (Instagram e IntraNet-UEL) e distribuição de cartazes contendo leitor de Qr Code para inscrição. Foi disponibilizado um questionário online através do Google Forms, contendo: informações cadastrais, de prontidão para atividade física (PAR-Q), nível de Atividade Física (AF) e de Comportamento Sedentário (CS), e Estágio de Mudança Comportamental (EMC), antes de após o evento. Para análise descritiva foram empregadas medidas de tendência central e dispersão, conforme os pressupostos paramétricos e não paramétricos. As análises comparativas foram realizadas pelo teste de Wilcoxon com p<0,05. RESULTADOS: Observou-se que, 54,7% das participantes relataram realizar AF há mais de seis meses e 42,9% relataram permanecer em CS por mais de seis horas/dia. O evento revelou significância nos escores do EMC, em especial para o estágio da ação (EMC Z escore= - 5,292, p<0,001). Foi observado que após a corrida 96,2% das participantes estavam no estágio ação de mudança comportamental, sendo que antes do evento esse valor era 24,5%, pois, as participantes que não praticavam AF, afirmaram iniciar a prática após evento e aquelas que já realizavam aumentaram a frequência semanal de prática. A divulgação do evento pelo Instagram resultou em 157 curtidas e 770 visualizações com alcance de até 250 municípios do estado do Paraná e mais de 100 cidades de outros estados do Brasil. CONCLUSÃO: Os resultados demonstram que eventos virtuais de incentivo a prática de atividades físicas podem ser efetivos para estimular mudanças de comportamento para fisicamente mais ativo.

Acessar