Resumo
Em 2017 iniciou¬-se um processo de construção de uma nova experiência, que dialogue com os princípios de projetos interdisciplinares, que partia da curiosidade como elemento instigante para a aprendizagem, que tinha como objetivo construir a democracia e a autonomia como prática no cotidiano da escola. Procurou-se romper o modelo tradicional de tempos e espaços segmentados e fragmentados e de concepções rígidas e autoritárias. O PROJETO BICICLETA NA ESCOLA, procurou promover a ruptura da fragmentação do ensino-¬aprendizagem na busca da construção de uma aprendizagem entre professores e estudantes, baseada em projetos. Este Projeto teve como objetivo construir uma educação de qualidade e inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, com finalidade do pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Através de atividades que tiveram como finalidade, incentivar as práticas corporais esportivas e culturais, procurando aprimorar o desempenho corporal dos alunos em seu próprio benefício nas diversas vivências. Buscou-se ainda o reconhecimento da importância dos aspectos físicos, cognitivos, sociais, da autoestima, dos relacionamentos, da interação e do respeito, os quais foram abordados nas práticas corporais, tanto nas práticas esportivas como nas práticas artísticas, ou seja, reconhecer o corpo como elemento expressivo e todas as suas possibilidades e potencialidades na aquisição e manifestação de saberes. A temática bicicleta na Área Integradora, que envolveu as disciplinas de educação física e arte, teve entre seus objetivos explorar e discutir sobre as diversas formas que esse veículo poderia contribuir para a prática esportiva, meio ambiente e para a mobilidade urbana. Sendo assim abordamos o tema de uma forma que contemplou tanto a parte técnica e prática, voltada a sua aplicação no esporte ou na mobilidade urbana, a história da bicicleta, os tipos de bicicleta, equipamentos de segurança e ciclovias existentes, procurando assim dialogar sobre questões sociais, contextualizando a bicicleta em suas diversas aplicações e especificidades
.Referências Bibliográficas
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. Da Lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Pioneira, 1976. VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo. Martins Fontes, 1988. WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968.