Resumo

O presente estudo refere-se a uma Pesquisa Participante desenvolvida no contexto educacional do Projeto Sênior para a Vida Ativa, implantado há oito anos na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo. Esse Projeto busca, através das atividades físicas, construir conhecimento e desenvolver ações necessárias à construção da autonomia pelos idosos, ampliando seu pensamento crítico sobre a realidade circundante . Para isso, os fios condutores das suas ações se sustentam nas perspectivas filosóficas e metodológicas do Ideário da Promoção da Saúde, da Teoria da Velhice Bem Sucedida e da Pedagogia da Autonomia, proposta pelo educador brasileiro Paulo Freire. Os objetivos deste estudo foram compreender o cotidiano educacional do Projeto Sênior para a Vida Ativa, observando a dinâmica das relações sociais que se estabelecem durante o processo educativo, assim como identificar como a práxis educativa se estrutura como prática social. Na primeira etapa da pesquisa realizou-se uma entrevista com as coordenadoras do projeto até 2009 para identificar as dificuldades enfrentadas pela equipe pedagógica ao longo do tempo. Além disso, observou-se a dinâmica pedagógica dos educadores do projeto e os resultados parciais da pesquisa foram problematizados quando necessário.No segundo momento, procedeu-se à realização de entrevistas com educadores, monitores e idosos com a finalidade de situar com mais profundidade essa prática que objetiva educar para a autonomia. Além disso alguns planos de aula foram analisados. Após oito meses de investigação, os resultados revelaram que a estruturação do modelo pedagógico do Projeto Sênior mostrou-se coerente com uma educação que pretende contribuir para a transformação social a partir da construção do conhecimento pelos agentes do processo educativo. Essa coerência foi percebida pela forma harmoniosa com que as relações sociais se estabelecem no âmbito da práxis educativa, sem excluir o debate e o conflito entre os sujeitos participantes. A práxis educativa, estruturou-se como uma práxis social ao buscar desenvolver uma educação física para o sujeito idoso, centrada no engajamento individual e coletivo, no respeito à diversidade de saberes, nos limites e possibilidades de cada sujeito e no fortalecimento da autonomia e do senso crítico. Com os resultados obtidos pode-se considerar que o fazer pedagógico dos profissionais da educação física que atuam no Projeto Sênior estabelece na sua práxis um agir político e social no processo educativo, que entra no campo da pedagogia social. Além disso, ressalta a coerência da prática pedagógica com as teorias adotadas no projeto. Em contra partida, alguns dos depoimentos dos educadores trouxeram à tona a necessidade de aprofundamento da pedagogia freireana, o que é mais um indicativo da coerência da base teórica do Projeto Sênior. A partir dos resultados expostos, considera-se que o desenvolvimento de uma prática emancipatória na área da educação física para idosos é uma utopia possível de realização.

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