Resumo

O projeto de extensão Promoção e Educação em Saúde nas Comunidades (PESC) abrange de maneira teórica, metodológica e prática o tripé ensino, pesquisa e extensão. Este projeto desde 2016 promove ações com oferta de serviços gratuitos à comunidades carentes, quilombolas e ribeirinhas de municípios do estado do Amapá, com a participação de docentes, discentes e profissionais colaboradores voluntários. OBJETIVO: Traçar um perfil sócio-epidemiológico dos pacientes atendidos em uma ação de saúde no município de Macapá, estado do Amapá, proporcionando a interação da relação ensino com a pesquisa extensionista. MÉTODOS: Foi aplicado um questionário, que contemplava o âmbito social, econômico e epidemiológico para obter dados dos pacientes atendidos na ação do PESC; além disso, foram ofertados os serviços de nutrição, fisioterapia, odontologia, psicologia, testes diagnósticos de doenças, avaliações físicas, aferição de pressão arterial e tipagem sanguínea por uma equipe multiprofissional. RESULTADOS: Foram atendidos 67 pacientes, sendo 45 mulheres e 22 homens, 38% dessas mulheres relataram não realizar nenhum tipo de atividade física como lazer em decorrência de fatores sociais como idade, trabalho, filhos menores, e/ ou serem de baixa renda, enquanto essa porcentagem para os homens foi de 27%. Esta diferença observada em relação ao sexo feminino pode ser atribuída a uma rotina conturbada, a qual impacta na saúde e bem-estar. O desenvolvimento e fortalecimento de redes de apoio à maternidade ou aos idosos, ou programas de tratamento de doenças poderiam diminuir esta desigualdade. A participação da comunidade acadêmica neste tipo de ação pode ser um fator determinante para a mudança deste contexto social. CONCLUSÃO: Evidenciou-se que fatores sociais atrelados à pouca ou nenhuma atividade física podem interferir negativamente na saúde da mulher, reforçando a necessidade de políticas públicas e propostas que apoiem a prática de atividades físicas nessa população, sobretudo por parte dos profissionais e acadêmicos em formação

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