Resumo

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como de metodologias ativas, é um aspeto transcendental na educação em qualquer fase educativa. Desta forma, o método de ensino denominado “Aula Invertida” se mostra como uma forma ideal de ensino para melhorar o aprendizado do aluno. O objetivo deste estudo foi aplicar um projeto Aula Invertida a alunos do Ensino Superior durante o curso de Especialização em Atletismo e conhecer suas possíveis limitações e sugestões de melhoria. Para tal, foi utilizada a plataforma “Edpuzzle” onde o docente incluiu uma semana antes do início das aulas um vídeo com questões sobre o conteúdo a desenvolver na sessão seguinte. Os alunos tiveram que assistir ao vídeo e responder às perguntas, que foram então alcançadas por consenso durante a aula teórica que serviu para ampliar as informações sobre o conteúdo específico. Os resultados mostraram como os alunos tiveram uma percepção muito positiva da experiência através das respostas relatadas em uma breve entrevista, além de manter um percentual de acerto nas questões de aproximadamente 80%. Conclui-se que a aplicação do Aula Invertida pode ser adequada para ser utilizada em salas de aula universitárias, discutindo as possíveis limitações e perspectivas futuras.

Acessar