Resumo

Este guia prático é fruto da pesquisa realizada no Mestrado, Profissional PROEF - Educação Física em Rede Nacional da Universidade Estadual Paulista - UNESP, intitulada "Da formação à atuação profissional: Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Física Escolar", cujo objetivo central foi compreender, a partir do relato de professores de Educação Física, as práticas, desafios e possibilidades relacionadas à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar. As sugestões e reflexões aqui apresentadas emergem diretamente das experiências compartilhadas pelos docentes participantes da pesquisa, cujas vozes foram fundamentais para a construção deste trabalho. São professores que, com dedicação e sensibilidade, descreveram suas vivências, estratégias e inquietações diante do processo de inclusão, oferecendo um panorama realista e, ao mesmo tempo, inspirador sobre o tema. Este material, portanto, não pretende impor modelos ou fórmulas prontas, mas sim contribuir para o debate e o aprimoramento das práticas pedagógicas inclusivas, estimulando a reflexão crítica e o diálogo entre profissionais da educação, pesquisadores e demais interessados. Agradeço a todos os professores que gentilmente participaram da pesquisa, enriquecendo esta obra com suas narrativas e saberes. Que este guia prático possa servir como um recurso de apoio e inspiração para aqueles que, cotidianamente, constroem práticas mais humanas, acolhedoras e inclusivas nas escolas.

Acessar