Resumo

Devido à pandemia causada pelo CoViD-19, os treinos e competições de futsal estiveram suspensos por longo período e fez-se necessário investigar a saúde mental e a qualidade de vida de atletas de futsal.

Objetivo: Analisar as associações de qualidade de vida, níveis de ansiedade e depressão durante a pandemia em atletas amadoras de futsal.

Métodos: Estudo transversal, composto por 52 atletas amadoras (26,54±6,71) de futsal feminino residentes no estado do Rio de Janeiro. Foi aplicado o questionário World Health Organization Quality of Life – versão abreviada (WHOQOL-Breve) para a avaliação da qualidade de vida e a escala Hospital Anxiety and Depression (HAD) para analisar o nível de ansiedade e depressão. Ambos os instrumentos foram aplicados pela ferramenta Google Forms.

Resultados: Houve correlação positiva de níveis de ansiedade com níveis de depressão (p<0,001; r=0,801) e correlação negativa de tempo de prática do futsal com sintomas de ansiedade (p=0,009; r=-0,359) e escore total de ansiedade e depressão (p=0,020; r=-0,320). Além disso, foram encontradas correlações negativas de níveis de ansiedade (p=0,005; r=-0,386) e depressão (p=0,003; r=-0,407) com a percepção de qualidade de vida.

Conclusão: o estudo aponta que maior percepção nos níveis de qualidade de vida de atletas amadoras de futsal está relacionado a menores níveis de ansiedade e depressão. É levantada a importância das análises sobre os quadros psicológicos na vida das atletas, no qual a redução dos níveis de ansiedade pode estar relacionada ao maior tempo de prática do futsal.

Acessar