Resumo

A discussão sobre os fatores que podem influenciar a qualidade de vida (QV) dos professores de Educação Física é importante no atual cenário de aceleradas transformações sociais que refletem no contexto educacional. Com o objetivo de verificar e relacionar qualidade de vida (QV) e características sociodemográficas, foram aplicados questionários de dados sociodemográficos e qualidade de vida (Whoqol-bref) a 298 professores de Educação Física do Ensino Básico da região da Grande Florianópolis, Santa Catarina. No tratamento dos dados foram utilizados os testes Qui-quadrado, Mann-Whitney e Kruskal Wallis, com post hoc de Dunn (p<0,05). Os professores de Educação Física apresentaram escores regulares na QV geral, valores maiores no domínio relações sociais e menores no domínio físico. Características como sexo, ciclos vitais, tempo de serviço na rede, turno de trabalho, número populacional e Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios estiveram associadas à QV geral e aos domínios físico, psicológico e ambiental. Conclui-se que a QV está associada às características sociodemográficas dos professores de Educação Física e que estas devem ser levadas em consideração no planejamento e gestão educacional na educação básica.

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