Resumo


Dada a relevância da abordagem de questões étnico-raciais nas aulas de Educação Física, foram realizadas aulas teóricas e práticas sobre essa temática com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola privada localizada no município do Rio de Janeiro. Objetivando problematizar e debater o tema, aceitando o desafio de discutir, apontar e polemizar um assunto tão delicado como o racismo, exploramos atividades que fizeram emergir reflexões sobre valorização da africanidade, afrobrasilidade e cultura indígena. É possível considerar que, a partir do discurso dos estudantes ao final das atividades, os assuntos debatidos geraram reflexões a respeito da importância e urgência da valorização da cultura negra no Brasil, e o reconhecimento da possibilidade desta valorização emergir de aulas de Educação Física.

Referências

APPLE, Michael W. Poder, significado e identidade: ensaio de estudos educacionais críticos. Porto Editora, 1999.

BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In MOREIRA, Antônio Flávio Moreira; CANDAU, Vera Maria Ferrão (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CANEN, Ana. Currículo e multiculturalismo: reflexões a partir de pesquisas realizadas. In: SANTOS, L.L. de C.P.; FAVACHO, A.M.P. (Org.). Políticas e práticas curriculares: desafios contemporâneos. Curitiba, SC: Editora CRV, 2012, p. 237249.

CAVALLEIRO, Eliane. Do silencio do lar ao silencio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000.

CAVALLEIRO, Eliane. Educação antirracista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: CAVALLEIRO, Eliane. (org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.

CRELIER, Cátia Malaquias; SILVA Carlos Alberto Figueiredo da. Africanidade e afrobrasilidade em educação física escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 4, p. 1307-1320, out./dez. de 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/81656. Acesso em 13 abr. 2020.

CUNHA, Débora Alfaia. Brincadeiras Africanas para Educação Cultural. Castanhal – PA, 2016.

FONSECA, Michele Pereira de Souza da Fonseca; RAMOS, Maitê Mello. Inclusão em movimento: discutindo a diversidade nas aulas de educação física escolar. In: PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas (Org.). Conhecimentos do professor de educação física escolar [livro eletrônico]. Fortaleza, CE: EdUECE, 2017, p 184-208. Acesso: http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/Conhecimentos%20do%20professor%20de%20Educacao%20Fisica%20escolar.pdf . Acesso em 13 abr. 2020.

GOMES, Joe. Teoria e prática multicultural: subsídios para formação continuada do professor de Educação Física. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. MCLAREN, Peter. Life in schools: na introduction to critical pedagogy in the fundations of education (4th ed), Allyn and Bacon, Albany, NY, 2003.

MÜLLER, Arthur. Avaliação no currículo cultural da Educação Física: O papel do registro na reorientação das rotas. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, 2016.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 1. ed. Jundiaí: Paco, 2018a. v. 1. 166p.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física. Col. A reflexão e a prática no ensino – Educação Física. Vol 8. SP: Blucher, 2011.

NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 215-223, set. 2018b. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v40n3/0101-3289-rbce-40-03-0215.pdf . Acesso em 13 abr. 2020.

NEIRA, Marcos Garcia. Multiculturalismo crítico e suas contribuições para o currículo da educação física. Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. /jun. 2016, p. 3-29. Disponível em: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/628. Acesso em 13 abr. 2020.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

OLIVEIRA JUNIOR, Jorge Luiz de; NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da Educação Física: entre as teorias críticas e pós-críticas. In: PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas. (Org.). Conhecimentos do professor de Educação Física. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2017, v. 1, p. 13-63.

OLIVEIRA, Beatriz Muccini Costa; KUBIAK, Fabiana. Racismo institucional e a saúde da mulher negra: uma análise da produção científica brasileira. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. 122, p. 939-948, Sept. 2019. Disponível em: http://cebes.org.br/publicacao/saude-em-debate-v-43-no-122/. Acesso em 13 abr. 2020.

PIZZINATO, Adolfo et al. Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 70, p. 732-751, July 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782017000300732&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 13 abr. 2020.

SILVA, Carlos Aberto Figueiredo da (Org.). Tua cor é o que eles olham. H.P Comunicação Editora. Rio de Janeiro, julho de 2017.

SILVA, Rita de Cassia de Oliveira e. Formação multicultural de professores de Educação Física: entre o possível e o real. 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

SILVA, Uelber Barbosa da. Racismo e Alienação: uma aproximação à base ontológica da temática racial. 1. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Acessar