Editora Sobama. None None. 208 páginas.

Sobre

Esta obra tem por objetivo elencar estratégias de ensino e recursos pedagógicos que deem suporte à preparação e intervenção do professor que atua diretamente com alunos com deficiência visual em aulas de Educação Física. O livro foi decorrente da Tese de Doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação de Educação da Unesp de Marília (SEABRA JUNIOR, 2008). Esta versão atualizada contempla a descrição textual das proposições, expressas inicialmente por meio de ilustrações, como meio de acessibilidade a pessoas com deficiência visual. O assunto é tratado por meio de cinco itens considerados básicos para preparação das atividades e do professor para intervir com atividades físicas e esportivas adaptadas à pessoa com deficiência visual. Reuniu-se informações dispersas em literaturas nacionais e internacionais subtraídas de livros ou capítulos de livros e manuais, teses e dissertações, bases de dados para pesquisa, revistas periódicas e sites de associações e órgãos voltados à pessoa com deficiência. Identificou-se, na literatura, as estratégias de ensino e os recursos pedagógicos descritos em diferentes nomenclaturas como, por exemplo, cuidados, dicas, implicações pedagógicas e pré-requisitos à intervenção. Teve-se o cuidado em selecionar, dos documentos, as proposições que estivessem voltadas ao aprendizado e desenvolvimento de habilidades funcionais para a realização de atividades físicas, esportivas, de lazer, e/ou para o desenvolvimento da independência nas atividades de vida diária de pessoas com deficiência visual, independentemente da idade, gênero e da condição de serem indicadas aos congênitos ou adquiridos. Compiladas as proposições inéditas, o livro oferece fundamentação para o professor: 1) preparar um ambiente seguro e com iluminação adequada para intervir na diversidade dos casos encontrados; 2) compreender a maneira de abordagem e comunicação, de modo a orientar e locomover seu aluno no meio em que atuará; 3) aprender dicas de comoadaptar estratégias para o ensino e execução das tarefas solicitadas; 4) como, qual, de que estrutura e cor deverá ser composto o material a ser utilizado; e, 5) o modo de solicitar ajuda dos alunos como tutores antes e durante as atividades.

Sumário

Acessar