Resumo

INTRODUÇÃO: Pensar as vertentes epistemológicas que subsidiam os diferentes olhares para a Educação Física e como ela se estabelece para embasar diferente pesquisas dentro do campo teórico, é de fundamental relevância na pós-graduação. Assim o objetivo do presente ensaio foi analisar e compreender como as bases epistemológicas da fenomenologia e etnografia tem influenciado nas pesquisas em Educação Física, especialmente na afirmação de um novo paradigma de ciência.
DESENVOLVIMENTO: Para isso, utilizamos como método uma revisão bibliográfica em artigos, textos e livros que discutem as diferentes bases epistemológicas perpassando pela origem e características da ciência positivista até os novos paradigmas de pesquisa. Os resultados sinalizam para um olhar social da compreensão dos fenômenos buscando um novo paradigma de ciência, pós-abissal e que considere saberes alternativos.
CONCLUSÃO: Conclui-se que a fenomenologia e a etnografia são abordagens que olham e se inserem a partir da cultura e que as contribuições para a Educação Física sinalizam para um olhar social da compreensão dos fenômenos possível de se estabelecer um novo paradigma de ciência, pós-abissal que considere saberes alternativos compreendendo a nossa sociedade atual em suas múltiplas dimensões.

Acessar