Resumo

O presente estudo teve como objetivo tratar pedagogicamente os conteúdos da Educação Física escolar, considerando as aproximações com a Saúde Coletiva e a Pedagogia Histórico-crítica. Analisamos o contexto histórico e as inquietações relacionadas à saúde nas aulas de Educação Física, baseadas nas contribuições de Yara Maria de Carvalho. Para compreender a saúde como um processo social, caminhamos pelos referenciais teóricos da Saúde Coletiva, principalmente nos estudos de Jaime Breilh, assim, compreendendo a determinação social do processo saúde-doença. Consideramos as obras de Demerval Saviani para a para a base do trabalho educativo, compreendendo a Pedagogia Histórico-crítica e interpretando a escola pública como espaço político. Através dos estudos, elaboramos um material de apoio aos professores de Educação Física, buscamos na literatura referências que possibilitam desenvolver práticas pedagógicas coerentes com as necessidades da classe trabalhadora. Compreendemos a indissociabilidade entre conteúdo, forma e destinatário, e, portanto, destacamos a importância de buscar a fundamentação teórica para o desenvolvimento do trabalho educativo

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