Resumo

Durante o processo de envelhecimento humano acontecem mudanças que podem interferir na qualidade de vida das pessoas. Algumas destas alterações podem ser identificadas pelo índice de massa corporal e pela força de preensão manual, e podem estar relacionadas à qualidade de vida. Neste sentido, objetivou-se discriminar, através de curvas de sensibilidade e especificidade, os pontos de corte do índice de massa corporal e da força de preensão manual como preditores de qualidade de vida em idosos residentes na zona urbana de um município de pequeno porte. Estudo epidemiológico e transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Os dados foram analisados por receiver-operating characteristic curves no Statistical Package for Social Sciences, e pontos de corte discriminados pelo método de Youden. Os dados sobre qualidade de vida foram coletados por meio de questionário, o índice de massa corporal por medidas antropométricas, e a força de preensão manual foi avaliada por um dinamômetro. Identificou-se 264 idosos, estes com médias de idade e de força de preensão manual de 71,85 anos (DP±7.73) e 9,99 kgf (DP±13,01), respectivamente. Os pontos de cortes preditores do desfecho, para homens e mulheres, foram <22,8 kg/m² (IC: 95%= 0,37- 0,72) para o índice de massa corporal, e <13 kgf 0,379 (IC: 95%=0,32- 0,43) para força de preensão manual. Conclui-se que os pontos de corte possuem boa capacidade para predizer elevada qualidade de vida para os idosos avaliados, entre os quais o índice de massa corporal teve maior capacidade preditiva.

Referências

Adami, F.S., Feil, C.C., e Dal Bosco, S.M. (2015). Estado nutricional relacionado à qualidade de vida em idosos. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, 12(1). https://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v12i1.4959

American Academy of Family Physicians, American Dietetic Association, National Council on the Aging, e American Academy of Family Physicians, American Dietetic Association, National Council on the Aging (2002). Nutrition screening e intervention resources for healthcare professionals working with older adults. Nutrition Screening Initiative.

Acessar