Resumo

INTRODUÇÃO: O futebol é um jogo sistêmico que envolve múltiplas dimensões, dentre essas a psicológica. Acerca da dimensão destacada, a motivação deve ser considerada. As necessidades de autonomia, competência e estabelecimento de vínculos devem ser contempladas para que o sujeito seja autodeterminado para a prática da modalidade. Nessa perspectiva, concentrar as atenções nas habilidades para a vida, adquiridas e percebidas pelos atletas ao longo do processo de formação, e sua relação com o continuum de regulação da determinação para prática esportiva permite relacionar a desmotivação, motivação externa e motivação interna com as experiências esportivas de jovens futebolistas, partindo da premissa de que essas vivências impactam variáveis de caráter cognitivo e psicológico. OBJETIVO: Verificar a relação das experiências esportivas e a motivação de jovens futebolistas. MÉTODO: Participaram do estudo 74 jovens futebolistas do sexo masculino pertencentes a uma equipe que disputa competições a nível nacional, sendo 28 jogadores da categoria Sub-15 (14-15 anos), 23 sujeitos da categoria Sub-17 (16-17 anos) e 23 atletas da categoria Sub-20 (18- 20 anos). Os instrumentos utilizados foram a versão em português do Youth Experience Survey for Sport (P-YES-S) e a Escala de Motivação para o Esporte (SMS-2). A normalidade dos dados foi obtida utilizando o teste Kolmogorov-Smirnov. Identificada a necessidade da utilização da estatística não-paramétrica, recorreu-se ao coeficiente de correlação de Spearman (p < 0,05) para verificar a correlação entre as experiências esportivas e a motivação para o esporte. RESULTADOS: Ao correlacionar as regulações de motivação e as experiências esportivas, verificou-se correlação positiva significativa (p < 0,05) das “Experiências de Iniciativa” com a “Motivação Externa” (r = 0,26) e correlação negativa entre as “Experiências de Iniciativa” com a “Desmotivação” (r = -0,28). CONCLUSÃO: Verifica-se que as experiências adquiridas pelos jovens ao longo do processo de formação esportiva podem influenciar na motivação para a prática na modalidade, visto que o aprimoramento das habilidades físicas/atléticas percebido pelos jovens, facilita a interpretação de que a prática é importante e coerente com os objetivos, metas e necessidades da vida, além de afastar o desinteresse pela atividade.

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