Integra

Data: 27 e 28 de outubro de 2023

Local: Hotel Windsor Plaza Brasília, Brasília

Participantes: 14 CREFs - Conselhos Regionais de Educação Física representados por 25 pessoas.

Dia 27/10/23 - Sexta-feira - 08:00 – 09:00

O encontro teve início com a fala do Presidente Ricardo Catunda, que deu as boas-vindas aos participantes. Ele destacou a importância do evento e a necessidade de alinhar as atuações das Câmaras de Educação Física Escolar.

O Presidente abordou o panorama mundial da Educação Física e a necessidade de repensar estratégias para enfrentar desafios ativamente. Destacou a relevância da disciplina no currículo, referindo-se à BNCC no Brasil, ao conceito de Literacia Física e Literacia em saúde no Canadá, ao modelo norueguês focado na interdisciplinaridade, e ao Reino Unido, que combina Educação Física e Esporte em diferentes fases de desenvolvimento motor.

O presidente questionou se é possível evidenciar o protagonismo da Educação Física nesse cenário, enfatizando que programas de qualidade nas escolas têm promovido estilos de vida saudáveis, aumentando a atividade física diária, elevando a aptidão física e combatendo a obesidade infantil e diminuindo o comportamento sedentário.

A importância da experimentação na aplicação dos conteúdos foi ressaltada, sugerindo estratégias ativas em vez de aulas teóricas enfadonhas. O ensino foi entendido como um processo de interações, promovendo conexões infindáveis para a formação autônoma dos alunos.

Em resumo, o discurso destacou a relevância global da Educação Física, enfocando abordagens inovadoras para promover aprendizagens capazes de impactar na formação integral dos estudantes.

09:00 – 10:00 - A Secretária Elisabete Laurindo realizou uma explanação sobre as possibilidades de consenso e alinhamento da atuação e posicionamento das Câmaras de Educação Física Escolar. Ela ressaltou a importância de unificar esforços para promover a Educação Física de qualidade nas escolas brasileiras e apresentou o resultado dos questionários enviados com antecedência às CEFEs. Apresentou o perfil das CEFEs, destacando que 15 das 22 existentes participaram do encontro. A maioria dos membros das CEFEs atua na área da Educação Física Escolar. Também discutiu a frequência das reuniões e a presença de planos de trabalho nas CEFEs. O evento contou com a participação de 14 CREFs (Conselhos Regionais de Educação Física) representados por 25 pessoas.

 

Principais Ações das CEFEs:

CREF3: Palestras, cursos, workshops, jornadas, encontros com lideranças políticas, parcerias com a FECAM, pesquisa e produção de materiais.

CREF4: Organização do III Fórum Estadual de Educação Física Escolar, recomendação para ampliação da fiscalização nas escolas e publicação de documento orientador.

CREF5: Capacitações, contato para implementação do Profissional de Educação Física no ensino fundamental, palestras e mesas redondas no CONCREF5, acompanhamento dos editais de concursos.

CREF6: Palestras, cursos, campanhas de valorização da Educação Física Escolar, produção de material técnico e encontros com gestores educacionais.

CREF9: Elaboração e disseminação de posicionamento sobre o componente curricular de educação física com ênfase à educação em saúde, palestras e simpósios.

CREF12: Reuniões com Técnicos das Gerências Regionais de Educação, capacitações e ações nas escolas.

CREF15: Cursos para Profissionais de Educação Física e/ou Gestores Escolares.

CREF18: Cursos, palestras nas IES e reuniões.

 

Principais Desafios das CEFEs:

 

CREF3: Sensibilização dos gestores educacionais, políticos e comunidade, parceria com entidades regionais, mobilização e conscientização dos professores, avaliação escolar.

CREF4: Valorização do profissional de Educação Física na área escolar e habilitação necessária para atuação nas escolas de tempo integral.

CREF5: Adesão dos professores aos eventos.

CREF6: Mudança da cultura dos Professores de Educação Física Escolar.

CREF9: Mudança do paradigma atribuído ao componente curricular de educação física, educação em saúde.

CREF15: Sensibilização dos gestores das redes estadual, municipal e particular.

CREF18: Obrigatoriedade do profissional de educação física nas séries iniciais.

CREF19: Valorização dos licenciados, professores desestimulados.

CREF20: Educação Física no Ensino Fundamental.

 

Conquistas destacadas pelas CEFEs:

 

CREF3: Parceria com classe política, FECAM, Fesporte e Ministério Público, além da mudança de atitudes de professores.

CREF4: Amadurecimento, promoção de bons hábitos, consciência corporal, desenvolvimento de competências e socialização.

CREF5: Acompanhamento dos editais e implantação de professores no ensino fundamental em alguns municípios.

CREF6: Conquista de parcerias institucionais para atendimento das demandas regionais.

CREF7: Sensibilização da classe política e garantia, por portaria, de Profissionais de Educação Física na Educação Infantil.

CREF9: Sensibilização de gestores e professores do segmento do ensino básico (ensino público e privado) para a necessidade de mudança do atual paradigma atribuído ao componente curricular de educação física, além de contribuir para a elaboração de programas de ensino e sistematização/distribuição de conteúdos direcionados à educação em saúde do primeiro ano do Ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

CREF12: Aproximação dos Técnicos das Gerências Regionais de Educação com o CREF.

CREF15: Aprovação de leis na área da Educação Física.

CREF18: Aprovação do Projeto de Lei da obrigatoriedade de 3 aulas semanais.

 

Solicitações de Suporte da CEFE do CONFEF:

 

CREF3: Suporte técnico, empenho junto à classe política, envio de material técnico, palestras, cursos, encontros mais frequentes, apoio político.

CREF4: Uniformização dos procedimentos do Sistema CONFEF/CREFs.

CREF6: Palestras e cursos para professores de Educação Física da região.

CREF7: Suporte técnico para defesa da Educação Física Escolar.

CREF9: Promoção de simpósio nacional e atualização do componente curricular de educação física.

CREF12: Conhecimento de leis e projetos relacionados à Educação Física Escolar.

CREF15: Mobilização nacional pela valorização da Educação Física Escolar.

CREF18: Auxílio na elaboração de documentos orientadores e levantamento da situação da educação física no Brasil.

CREF19: Encontros nacionais e troca de experiências.

CREF20: Participação dos membros da Câmara em eventos estaduais e municipais.

 

Sugestões dos CREFs:

 

CREF3: Produção de materiais para escolas, campanha nacional, incentivo à pesquisa.

CREF9: Repensar o paradigma da Educação Física Escolar.

CREF12: Troca de ideias e experiências entre o CREF e professores nas escolas.

CREF15: Mobilização nacional pela valorização da Educação Física Escolar.

CREF18: Realização de encontros e discussões sobre a situação da Educação Física no Brasil.

 

10:00 – 11:00: Um painel foi conduzido com a participação dos membros Claudio Rodrigues, Sérgio Sartori e Miryam Brauch, que discutiram as perspectivas para atuação das Câmaras de Educação Física Escolar Federal e Regionais. Foram apresentadas propostas e estratégias para fortalecer a área.

Nesse painel, foram apresentadas propostas para fortalecer a atuação das Câmaras de Educação Física Escolar. As perspectivas incluem:

  • Apresentar o desenvolvimento dos trabalhos das Câmaras para os Profissionais e a Sociedade.
  • Promover o aprimoramento e inovação de procedimentos relacionados ao exercício profissional e à Profissão.
  • Estimular diálogos sobre temas específicos ligados ao exercício profissional.
  • Valorizar a atitude ética na atuação dos Profissionais de Educação Física.
  • Propor soluções para as demandas das Câmaras dos CREFs.
  • Fomentar a interação entre as Câmaras, facilitando a troca de conhecimentos.
  • Realizar palestras específicas abordando as temáticas das Câmaras.

 

Além disso, foram destacadas as seguintes perspectivas:

Perspectivas Políticas: Realizar visitas a assembleias legislativas, prefeituras, secretarias de educação e instituições de ensino superior.

Perspectivas Técnicas: Promover a atuação consistente das Câmaras de Educação Física Escolar Regionais e da Câmara Federal; Oferecer incentivo e suporte aos Professores que atuam nas escolas; Priorizar a formação continuada; Criar espaços para receber opiniões e sugestões; Incentivar ações colaborativas dos Professores de Educação Física na Comunidade Escolar, incluindo o planejamento pedagógico (PPP) e a matriz curricular.

Perspectivas de Gestão: Estabelecer referenciais para orientar as ações e demandas da Câmara de Educação Física Escolar no âmbito do sistema CONFEF/CREFs.

Essas perspectivas visam fortalecer a atuação das Câmaras de Educação Física Escolar, promovendo a ética, a formação contínua dos profissionais, a colaboração entre as Câmaras e o apoio político e técnico necessários para aprimorar a qualidade da Educação Física nas escolas.

11:00 – 12:00: O Presidente Ricardo Catunda fez um resumo das discussões do dia e destacou a importância da colaboração entre os CREFs e suas Câmaras de Educação Física Escolar. Houve uma atividade de encerramento do primeiro dia.

 

Dia 28/10/23 – Sábado - 08:00 – 08:30

O segundo dia do encontro começou com a abertura realizada pelo Presidente Ricardo Catunda, reforçando a relevância do evento e das discussões para o avanço da Educação Física Escolar.

08:30 – 09:30: Foi ministrada uma palestra pelo membro Prof. Francisco Cristiano, com espaço para debate. O tema abordado foi "Legitimação da Educação Física na Escola com base em evidências científicas". A palestra estimulou a reflexão e a troca de ideias entre os participantes.

O Prof. Cristiano abordou a Legitimação da Educação Física Escolar com base em evidências, destacando a importância do componente curricular obrigatório, com ênfase em Planejamento, Metodologias, Conteúdos, Avaliação, Ensino (intervenção) e Aprendizagem.

Problemas globais relacionados à Educação Física Escolar foram discutidos, incluindo baixos níveis de atividade física, aptidão física inadequada, letramento motor deficiente, incidência crescente de doenças crônicas, sobrepeso e obesidade, distúrbios mentais e aumento do risco de mortalidade.

A intervenção de qualidade em Educação Física Escolar foi destacada como crucial, com estudos indicando que a participação regular aumenta as chances de atividade física. A competência motora foi definida como a capacidade de executar habilidades fundamentais, sendo essencial para o desenvolvimento de habilidades mais complexas.

As crianças proficientes em habilidades motoras fundamentais tendem a apresentar melhor percepção de competência, aptidão física aprimorada e menor peso corporal. Intervenções de qualidade focadas nessas habilidades mostraram melhorias significativas.

A avaliação em Educação Física deve considerar aptidão física relacionada à saúde, competência motora, desempenho acadêmico e habilidades socioemocionais.

Resumindo, a Legitimação da Educação Física Escolar baseada em evidências destaca a necessidade de intervenções eficazes, focadas no desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais e na promoção de estilos de vida ativos para combater os desafios globais de saúde relacionados à inatividade física.

 

09:30 – 11:00: A Secretária Elisabete Laurindo e a Membro Celina Gontijo conduziram uma atividade em que foram levantadas propostas para melhorar o planejamento e a atuação das Câmaras de Educação Física Escolar Federal e Regionais. Foram discutidas estratégias para aprimorar a educação física nas escolas. O foco foi na realização de eventos, colaboração com órgãos públicos e privados, e soluções para desafios na área.

Para melhorar o planejamento, grupos foram formados, cada um com uma temática específica:

Grupo Energia e Vitalidade: Enfatiza a importância da energia na Educação Física, buscando criar um plano de ação para impulsionar o desenvolvimento físico e mental dos estudantes.

Grupo Inovação: Destaca a inovação como guia para tornar a Educação Física envolvente e inspiradora, buscando novas maneiras de impactar positivamente a área.

Grupo Inspiradores do Movimento: Propõe um plano que inspire o amor pelo movimento, utilizando a experiência e entusiasmo dos participantes.

Grupo Construtores de Sucesso: Visa construir um plano de ação para elevar a Educação Física a um novo patamar, motivando e capacitando profissionais para alcançar resultados extraordinários.

Grupo União e Colaboração: Enfatiza a força da união na construção de uma Educação Física de sucesso, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe.

Esses grupos refletem diferentes aspectos e abordagens para fortalecer a área, promovendo ideias como energia, inovação, inspiração, construção de sucesso e união.

11:00 – 12:00: O Presidente Ricardo Catunda resumiu as principais diretrizes e ações a serem adotadas. Em seguida, ocorreu o encerramento do encontro.

 

 

Conclusão:

O Encontro Nacional das Câmaras de Educação Física Escolar emerge como um marco significativo na busca por consenso e alinhamento das estratégias para promover uma Educação Física de qualidade nas escolas brasileiras. Desde as calorosas boas-vindas proferidas pelo Presidente Ricardo Catunda, destacando a importância do evento e a necessidade de alinhar as atuações das Câmaras, ficou evidente o comprometimento dos Conselheiros presentes.

A apresentação do Presidente Catunda abordou o panorama mundial da Educação Física, enfatizando a necessidade de repensar estratégias para enfrentar desafios ativamente. Ele destacou a relevância da disciplina no currículo, fazendo referência à BNCC no Brasil, ao conceito de Literacia Física e Literacia em saúde no Canadá, ao modelo norueguês focado na interdisciplinaridade, e ao Reino Unido, que combina Educação Física e Esporte em diferentes fases de desenvolvimento motor.

O presidente questionou se é possível evidenciar o protagonismo da Educação Física nesse cenário, enfatizando que programas de qualidade nas escolas têm promovido estilos de vida saudáveis, aumentando a atividade física diária, elevando a aptidão física e combatendo a obesidade infantil. Ressaltou a importância da experimentação na aplicação dos conteúdos, sugerindo estratégias ativas em vez de aulas teóricas enfadonhas. O ensino foi entendido como um processo de interações, promovendo conexões infindáveis para a formação autônoma dos alunos.

Em resumo, o discurso do Presidente destacou a relevância global da Educação Física, enfocando abordagens inovadoras para promover um aprendizado autêntico e saudável, culminando na formação integral dos estudantes. Essa abordagem contribuiu para a inspiração e direcionamento das discussões e propostas apresentadas ao longo do evento.

A apresentação da Secretária Elisabete Laurindo, destacando a importância de unificar esforços, ressoou como um chamado à ação coletiva. Ao analisar o perfil das Câmaras de Educação Física Escolar e a participação expressiva de 15 das 22 existentes, percebemos o engajamento significativo das Câmaras. As discussões sobre frequência de reuniões e a presença de planos de trabalho nas CEFEs indicam um comprometimento efetivo com a estruturação e execução de ações concretas.

O painel conduzido pelos membros Claudio Rodrigues, Sérgio Sartori e Miryam Brauch revelou perspectivas promissoras para o fortalecimento da área. As propostas apresentadas, voltadas para o desenvolvimento profissional, ética, e soluções práticas para demandas específicas, traçam um caminho sólido para o avanço da Educação Física Escolar no Brasil.

A palestra do Professor Francisco Cristiano adicionou uma dimensão crítica, abordando a Legitimação da Educação Física Escolar baseada em evidências científicas. A reflexão sobre problemas globais, como baixos níveis de atividade física e aumento de doenças crônicas, destaca a urgência de intervenções eficazes.

As propostas elaboradas pelas professoras Elisabete e Celina, com a formação de grupos temáticos, representam um passo tangível em direção à melhoria do planejamento e atuação das Câmaras. Cada grupo, focado em energia, inovação, inspiração, construção de sucesso e união, reflete a diversidade de abordagens necessárias para impulsionar a área.

Dessa forma, o Encontro Nacional transcendeu a mera troca de ideias, tornando-se um catalisador para ações concretas e colaborativas. A interseção entre propostas políticas, técnicas e de gestão, aliada à legitimação embasada em evidências científicas, aponta para um futuro promissor da Educação Física Escolar no Brasil, com profissionais mais capacitados, éticos e comprometidos com a promoção da saúde e bem-estar nas escolas. O evento fortaleceu a cooperação entre as entidades envolvidas e contribuiu para a integração das CEFEs.

Ficou acordado que em breve será realizado um encontro virtual para finalização dos Planos de ação das Câmaras.