Resumo

Objetivo do estudo: Trata-se de um estudo de caso com base em evidências que apresentou os resultados internacionais dos atletas de ginástica artística masculina contemplados pelo Bolsa Atleta Pódio e buscou relações com as categorias de bolsa por eles recebidas ao longo da carreira esportiva; para definir questões e hipóteses que auxiliem na avaliação do referido Programa.
Metodologia/Abordagem: A partir da análise documental identificou-se nove ginastas contemplados entre os anos de 2014 e 2020. Para realizar a coleta de dados dos resultados dos atletas, buscou-se as melhores colocações deles nas principais competições internacionais.
Originalidade/Relevância: O Programa Bolsa-Atleta é a principal política pública nacional de financiamento direto ao atleta, porém é escasso a produção científica que avalia, baseado em evidências, os resultados do Programa.
Principais resultados: Pode-se inferir que: dentre o total de nove atletas, dois não participaram de Jogos Olímpicos e/ou Campeonatos Mundiais; os resultados internacionais dos ginastas, assim como as categorias de bolsa por eles recebidas sofrem oscilações; os medalhistas olímpicos (Diego Hypólito, Arthur Zanetti e Arthur Nory) estavam recebendo o benefício da Bolsa Pódio na ocasião.
Contribuições teórico-metodológicas: Evidencia-se que os atletas da ginástica artística masculina mantiveram certa perenidade enquanto beneficiários do Programa Bolsa-Atleta. Em específico a categoria Pódio se estabelece como uma espécie de gratificação ao atleta, no entanto, pode auxiliar o atleta na conquista de bons resultados em competições internacionais.

Acessar