Rodando com tampinhas: uma experiência sustentável e solidária

Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol.3 . páginas 53 - 61

Resumo

O presente documenta a experiência dos Jogos Internos do campusTijuca I, do Colégio Pedro II (CPII), situado na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, relata o vínculo com uma campanha solidária que mo-bilizou toda comunidade escolar em busca de integração e parceria entre escola, famílias e estudantes.Antes de qualquer coisa, cabe contextualizar a ocorrência dos Jogos Internos na instituição, destacando algumas práticas tradicionais do colégio. Antes da pandemia de Covid-19, anualmente, os docentes de Educação Física do CPII do campus Tijuca I costumavam organizar o evento. Esses jogos tinham inspirações nos Jogos Intercampi. Enquanto esses mo-bilizam a comunidade escolar como um todo, contando com a participação de estudantes das 14 unidades, os Jogos Internos contam com a participa-ção apenas de estudantes do campus Tijuca I. Na condição de professora ingressante, logo percebi que as crianças aguardavam a ocorrência dos Jogos Internos com certa ansiedade: “quando começarão os Jogos Internos, professora?” No dia 23 de outubro de 2019, o campus Tijuca I do CPII iniciou os pre-parativos distribuindo, aleatoriamente, cerca de 500 crianças em equipes, cada qual recebeu uma das cores dos arcos olímpicos (verde, vermelho, amarelo, azul e preto). O(A)s responsáveis deveriam adquirir uma fita de cetim na cor correspondente e no comprimento que permitisse fazer a volta ao corpo no modelo de uma faixa presidencial.