Resumo
O objetivo deste estudo foi planejar e desenvolver uma proposta pedagógica para o ensino do esporte roundnet, ao abordar os saberes corporais, conhecimentos conceituais, atitudinais, técnicos e táticos, a partir dos pressupostos dos modelos contemporâneos de ensino dos esportes e das proposições progressistas. A revisão bibliográfica estruturou-se de forma a ilustrar porque os homens jogam, o poder de fascinação que o esporte detém, o papel do esporte enquanto fenômeno sociocultural, o processo histórico da Educação Física escolar no cenário nacional, as proposituras teórico-metodológicas que eclodiram a partir do Movimento Renovador, o esporte da escola versus esporte na escola, os conteúdos, modelos e estratégias inovadoras de ensino dos esportes no âmbito escolar e a proposta pedagógica híbrida do roundnet, esporte este não convencional nas aulas de Educação Física escolar, vinculados aos objetivos referenciados no Projeto Político Pedagógico da escola. Para tanto, tratou-se de abordar as funções sociais da escola, o papel da Educação Física enquanto componente curricular e do esporte enquanto conteúdo escolar, passível de trato epistemológico. Como desenvolvimento do estudo de natureza qualitativa, utilizou-se o método de pesquisa participante, em que uma sequência didática foi aplicada, ancorada nos preceitos das proposições progressistas, desenvolvida durante doze aulas, com uma turma de nono ano de uma escola municipal da cidade de São José do Rio Preto, estado de São Paulo. A produção dos dados foi realizada por meio de três instrumentos: observação das aulas pelo professor-pesquisador; registro das percepções dos discentes em diário de campo; e questionários, diagnóstico e final; com perguntas abertas. Os resultados obtidos foram analisados a partir de três categorias temáticas: Princípios valorativos da cultura humana; Diferentes saberes e experiências; e Envolvimento. Os resultados sugerem que o roundnet tem múltiplas facetas, que podem ser exploradas pelo professor de Educação Física. Foi observada também a possibilidade de atuarem em diferentes jogos durante as aulas, assumindo diversas funções, o que foi valorizado tanto pelos alunos quanto pelo professor pesquisador. Outra característica evidenciada como relevante pelos sujeitos escolares é a ausência de contato físico entre os jogadores. A partir desse formato, constatou-se um maior envolvimento e participação dos alunos menos habilidosos. Além disso, os problemas de equidade diante das discrepâncias físicas entre os sexos foram superados. Os resultados da pesquisa sugerem que há potencial pedagógico para a utilização roundnet nas aulas de Educação Física. Portanto, proporcionar momentos de vivências, reflexão e diálogo nas aulas, sob a ótica dos elementos constitutivos que circundam o roundnet, otimizam a aprendizagem e a participação dos atores escolares, nas múltiplas dimensões do conhecimento