Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar os saberes docentes apropriados e produzidos na prática cotidiana de uma professora de Educação Física de uma escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Procurei compreender o processo pelo qual o saber docente cotidiano dessa professora é construído em um contexto educacional marcado por um movimento de inovação pedagógica. Além de procurar vincular o processo de apropriação e construção do saber docente da professora ao contexto mais amplo de consolidação do Programa Escola Plural, também se constituíram em eixos de análise a história de vida da professora, e a relação desta como a história da escola. A abordagem metodológica caracterizou-se como um estudo de caso do tipo etnográfico, tendo como unidade de análise as aulas de Educação Física de uma professora don 3º. Ciclo de formação. O trabalho de campo foi desenvolvido durante o segundo semestre do ano de 2000, de agosto a dezembro, e os procedimentos utilizados para coleta de dados foram a observação, a entrevista e a análise documental. Nas análises, destacam-se saberes que se relacionam ao processo de construção de uma nova proposta de ensino de Educação Física na escola. Com relação ao tema Esporte, destacam-se dois saberes relativos a um processo dinâmico de re-invenção das práticas esportivas buscando produzir novos sentidos e significados para o esporte nas aulas de Educação Física. Em sua prática cotidiana a professora ainda se apropria e constrói saberes relativos ao reconhecimento das questões de gênero como um elemento relevante no processo de ensino, bem como saberes relacionados ao processo de trabalho coletivo na escola. Por fim, este trabalho articula-se com o tema da formação docente em Educação Física, uma vez que dá centralidade às práticas e aos saberes construídos por uma professora, entendendo a escola como um espaço/tempo privilegiado de formação docente.

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