Resumo

Criado em 2019, o projeto de extensão “Saca Só – levantando oportunidades, bloqueando o preconceito e cortando as diferenças sociais” surgiu com o objetivo de ensinar voleibol em escolas públicas da cidade de Uberaba/MG, a partir das características das propostas de ensino interacionistas. Além disso, o projeto é uma oportunidade para que os alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro vivenciem a proposta de ensino com características interacionistas, uma vez que durante a formação no curso o ensino das modalidades esportivas coletivas é feito predominantemente a partir do modelo de ensino analítico. Objetivo: Descrever como o Saca Só é desenvolvido visando à formação integral dos cidadãos. Desenvolvimento: As aulas do projeto são ofertadas para 32 adolescentes, com idade entre 12 e 19 anos, duas vezes por semana, em duas escolas estaduais da cidade de Uberaba/MG. Semanalmente, os professores do projeto se reúnem para elaborar as atividades da semana seguinte, sempre buscando contemplar as seguintes características: 1) aluno como centro das atenções, 2) ensino do todo para as partes, 3) valorização da imprevisibilidade, 4) contextualização, 5) ensinar mais que a modalidade, 6) inclusão, 7) vivência de diferentes funções, 8) problemas resolvidos pelos alunos, 9) formação de cidadãos, 10) adaptação de materiais, regras e espaços, 11) valorização do conhecimento prévio do aluno e 12) evitar a especialização precoce. Nas reuniões semanais para a elaboração das atividades, também são debatidos artigos que abordam experiências de ensino interacionistas e, quando temas transversais são vivenciados nas aulas, como por exemplo, gravidez na adolescência, preconceitos e violências de diversas maneiras, professores com experiências nessas áreas são convidados para proporcionarem uma formação complementar aos professores do projeto. O ponto mais sensível do projeto é a baixa procura por parte dos alunos do curso de Educação Física para atuarem como professores no projeto. Muitos estão interessados apenas nas horas de atividades acadêmicocientífico-culturais disponibilizadas pelo projeto, e não na formação interacionista proporcionada. O ponto forte tem sido a capacidade de desenvolver valores morais, como por exemplo, empatia, respeito, solidariedade, cooperação e inclusão.