Resumo

Tratar sobre o lazer é discorrer sobre um direito essencial do ser humano, mas o mesmo ainda é encarado como um mero passatempo ou recreação. Objetivou-se compreender o Lazer como ferramenta para o desenvolvimento integral dos alunos da educação infantil no ambiente escolar, além de identificar o sentido da escola diante do Lazer, analisar as metodologias utilizadas por eles e discutir qual a importância do Lazer está inserido dentro do ambiente escolar. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e caráter exploratório com uma contribuição teórico-metodológica do instrumento de pesquisa método da Análise de Discurso. A pesquisa foi realizada na cidade de São Luís – MA, contendo uma amostra de 8 professores de Educação Física da região delimitada, utilizou-se como forma de coleta de dados uma entrevista semiestruturada onde que se investigou os sentidos que os mesmos atribuem ao Lazer. Dentro dos resultados e discussões foi observado que o Lazer apresentou uma visão construtivista-interacionista, biológica, cultural, esportivista e de catarse. Tal estudo conclui que o Lazer dentro do ambiente escolar é tido como importante para os atores sociais, porém as metodologias utilizadas pelos mesmos recuperam tônicas do século XX, além disso, o mesmo postulou-se como polissêmico e por fim, as escolas não concedem o tema principal da pesquisa de forma satisfatória.

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