Ser olímpico camp de handebol: o ensino pelo jogo e o modelo nórdico de jogar
Por Celso Bernardes Júnior (Autor), Juliano Márcio Brogna (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
: Ser Olímpico Camp de Handebol é um acampamento de férias esportivo, para jovens e adolescentes, com o intuito de desenvolver a prática esportiva do handebol em diferentes contextos utilizando o jogo como meio de aprendizagem pois nele estão presentes, em todo momento, valores sociais, a cultura esportiva e o aprendizado da modalidade. Objetivo: Proporcionar um maior conhecimento a respeito do handebol diversificando suas experiências vivenciando posições, funções e favorecendo o entendimento global do jogo através das experiências do ensino pelos jogos e da escola nórdica. Desenvolvimento: A atividade foi parte da programação do SESC Verão 2024 em Catanduva durante 5 dias e contou com a participação de 30 indivíduos jovens de ambos os sexos na faixa etária entre 13 e 16 anos totalizando dois períodos de 2h00 por dia. O ensino pelo jogos é pautado na Pedagogia do Esporte, por oferecer uma experimentação e vivência tanto de movimentos quanto de valores inter e intrapessoais, autonomia e tomadas de decisões conceitos que são encontrados dentro do sistema de jogo proposto pelo professor que nos trouxe ações pautadas prioritariamente na resolução de problemas existentes no contexto do handebol onde ele insere informações para cada tema como ataque (tomada de decisão e passes), defesa 6x0(Cooperação Defesa/goleiro, Profundidade defensiva), contra-ataque( Amplitude, profundidade) e retorno defensivo que direcionam os alunos a pensarem quais ações seriam necessárias para conseguir cumprir os objetivos exigidos em situações que representam o que realmente acontece dentro de uma partida. Sugestões: O trabalho pautado no jogo aumenta o interesse e participação na prática fazendo com que o aluno entenda a modalidade e suas demandas e o uso de outras metodologias irão enriquecer mais as aulas.